EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENCERRA ATIVIDADES COM EDIÇÃO 2015 DO NATAL VERDE

Evento realizado no Shopping Poços de Caldas distribuiu brindes e prestou esclarecimentos sobre preservação ambiental

A Divisão de Educação Ambiental (DEA) da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição de administração indireta da prefeitura do município do Sul-mineiro, realizou, na tarde do último dia 23, no Shopping Poços de Caldas, a 3ª edição do Natal Verde.

O evento marcou o encerramento das atividades da DEA no ano e durante a realização do Natal Verde 2015, poços-caldenses e visitantes que passavam pelo centro de compras foram abordados pela equipe do Jardim Botânico para receber informações e esclarecimentos sobre a importância da preservação da natureza, principalmente sobre as espécies listadas em risco de extinção. Para entender melhor, foi distribuído um calendário de 2016 ilustrado com fotos de 14 espécies da flora do Planalto de Poços de Caldas que correm risco de desaparecimento caso a conscientização preservacionista não aumente.

Também foram distribuídos chaveiros produzidos artesanalmente pela DEA com o pinhão, semente de Araucária, juntamente com um informativo sobre a espécie que se encontra na lista de espécies ameaçadas.

Além de muitos poços-caldenses, o stand recebeu a visita de muitos turistas, tanto do Sul-mineiro quanto de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, que também ganharam um chaveiro e um calendário.

Instituição

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas está localizada à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste do município, e aberta à visitação gratuita de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

A região é atendida pela linha Véu das Noivas/Vale das Antasda Circullare, concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros, com saídas da esquina da Avenida Francisco Salles com a Rua Rio Grande do Sul, no Centro da cidade, a cada hora a partir das 6h20.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (35) 98867-6971 ou (35) 98427-2036 ou pelos endereços eletrônicos educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.brou aics.fjbps@yahoo.com.br.

Visitações

O Jardim Botânico está aberto às visitações gratuitas, tanto para grupos de estudantes de qualquer unidade educacional quanto de turistas e de poços-caldenses. Essas visitas acontecem às segundas e quartas-feiras ou mediante consulta à Divisão de Educação Ambiental (DEA).

As visitas orientadas são acompanhadas pela equipe da DEA e devem ser agendadas através do telefone (35) 98867-6971 ou (35) 98427-2036 ou pelo e-mail educacao.fjbpc@yahoo.com.br.

Durante estas visitas, a equipe da Educação Ambiental faz uma breve palestra e apresenta detalhes da flora do Planalto de Poços de Caldas e destaca a importância da conservação da Mata Atlântica e dos campos de altitude, como o entorno do Cristo Redentor no alto da Serra de São Domingos.

O público é levado a conhecer as instalações do Jardim Botânico, como a nova estufa, pensada e preparada especificamente para a visitação, e tem a oportunidade de aprender os objetivos de um jardim botânico que, mais do que um local de visitação, é um local de pesquisa e desenvolvimento de projetos botânicos, como os que estão em andamento no recém-inaugurado Laboratório de Cultivo in vitro“Guilherme Moraes Ribeiro”, que integra o Laboratório de Manejo Vegetal “Décio Moraes Ribeiro”, os quais consistem no mais moderno e bem equipados laboratórios do interior do país, tendo contado com expressiva contribuição financeira da Alcoa Foundation para sua concretização.