DEA/FJBPC DIVULGA BALANÇO DE VISITAÇÕES/2015

Agendamento para visitação orientada para grupos de estudantes, turistas ou poços-caldenses começam em fevereiro

A Divisão de Educação Ambiental (DEA) da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição de administração indireta da Prefeitura de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, recebeu mais de 3200 visitantes ao longo de 2015. Entre os grupos de visitação estão 1.731 alunos de diversas escolas e universidades além do público superior a 1.470 pessoas, que conheceu o local de forma espontânea.

Durante as visitas orientadas, os grupos de poços-caldenses, visitantes de outros municípios mineiros e de diversos estados percorrem as instalações da instituição, além de saber quais as atividades desenvolvidas no Jardim Botânico, por meio de palestra ministrada pelo biólogo e coordenador do DEA, Gustavo Fonseca, e a técnica ambiental, Larissa Barboza. Os grupos acompanhados pela equipe do DEA conhecem as estufas de produção de espécies florestais nativas e cultivo de plantas de coleções temáticas como samambaias, orquídeas, bromélias, aráceas, entre outras.

Estudantes do ensino fundamental de escolas municipais de Poços de Caldas e graduandos de cursos ligados ao meio ambiente foram alguns dos visitantes de maneira agendada. Estes realizam as visitas para conhecer, de forma prática, sobre conservação ambiental e importância de preservar as espécies em extinção. Porém, sejam agendados ou espontâneos, os visitantes recebem todas as informações de como se dá o processo para manter o equilíbrio ambiental e a importância desta ação.

A equipe da FJBPC espera que as visitações em 2016 superem o ano passado, para que toda população conheça as belezas de nossa flora, bem como, passem a ter o Jardim Botânico de Poços de Caldas como referência em espaços de visitação e lazer no município.

O agendamento para visitações orientadas, quer seja por grupos de estudantes de todos os níveis de unidades educacionais das rede pública e particular de ensino, seja por grupos de turistas ou de poços-caldenses começam a ser recebidas pela DEA/FJBPC a partir do mês que vem, com o início do ano letivo.

Instituição

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas está localizada à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste do município, e é aberta à visitação gratuita de segunda-feira a domingo, das 8h às 16h.

A região é atendida pela linha Véu das Noivas/Vale das Antasda Circullare, concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros, com saídas da esquina da Avenida Francisco Salles com a Rua Rio Grande do Sul, no Centro da cidade, a cada hora a partir das 6h20.

Outras informações podem ser obtidas junto à equipe da DEA pelos telefones (35) 98867-6971 ou (35) 98427-2036 ou pelos endereços eletrônicos educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.brou aics.fjbps@yahoo.com.br.