REPORTAGENS DESTACAM ATIVIDADES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA 2016

Em entrevista às equipes da Rádio Difusora e da TV Plan, coordenador da DEA/FJBPC falou sobre a abertura do agendamento para visitação orientada e como o programa se dará em 2016

Além das inúmeras matérias que, rotineiramente, a Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição de administração indireta da Prefeitura de Poços de Caldas, produz e são publicadas pelos jornais impressos e divulgados em sites e portais de notícias, os departamentos de jornalismo das emissoras de rádio e televisão também têm dedicado considerável tempo de sua programação para divulgar as atividades e ações desenvolvidas dentro e fora das instalações do Jardim Botânico.

Assim aconteceu na manhã da última sexta-feira, 19, e na desta segunda-feira, 22, quando o biólogo e coordenador da Divisão de Educação Ambiental (DEA) da FJBPC, Gustavo Fonseca, concedeu entrevista aos jornalistas Luís Filipe Gallo e Matheus Luís, respectivamente da Rádio Difusora e da TV Plan, para falar sobre o início do agendamento para as visitações orientadas no Jardim Botânico destinadas aos estudantes das redes pública e privada de ensino, bem como o programa está estruturado para funcionar ao longo de 2016.

A entrevista gravada para a Difusora, 1.250 AM, foi apresentada ao longo do dia durante as incursões de seus jornais. Já a reportagem feita pela TV Plan será apresentada logo mais, na noite desta terça-feira, 23, dentro do Plan Notícias, que começa às 19h, e pode ser assistido pelo canal 47 UHF.

TV Plan

A equipe da TV Plan, integrada pelo repórter Matheus Luís e pelo repórter-cinematográfico Márcio Pinto, realizou filmagens das estufas de produção e propagação de espécies, além de uma estufa preparada especialmente para os visitantes, com orquídeas, bromélias, samambaias e um lago artificial.

Durante a matéria, o jornalismo do Plan Notícias também vai apresentar a opinião de estudantes e representantes da Escola Municipal “Sérgio de Freitas Pacheco”, que agendaram a visitação orientada e conheceram as instalações e atividades do Jardim Botânico em outubro de 2015.

Agendamento e Visitação

Tanto o agendamento, quanto a visitação orientada propriamente dita, que pode ser feita de segunda à sexta-feira, são gratuitas.

O agendamento pode ser feito pelos representantes de escolas, de universidades, de entidades, de grupos de poços-caldenses ou de turistas para conhecer as instalações da instituição, os trabalhos desenvolvidos, e a flora do Planalto de Poços de Caldas.

Durante as entrevistas, o coordenador do DEA também abordou as visitas espontâneas, ou seja, as que acontecem de segunda-feira a domingo, das 9h às 15h, sem necessidade de agendamento prévio, ideal para pequenos grupos e famílias conhecerem as espécies da região. Essas visitas, de acordo com Fonseca, auxiliam no conhecimento das espécies em extinção e na conservação ambiental, principalmente para as crianças.

Os interessados em agendar a visitação orientada podem entrar em contato através do telefone (35) 98867-6971 ou através do endereço eletrônico educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.br.