ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL II RECEBEM O ‘JARDIM BOTÂNICO VAI À ESCOLA’

Programa visa atingir estudantes de 11 e 12 anos de idade na conscientização sobre espécies ameaçadas

Alunos e alunas do 7º ano do Ensino Fundamental (EFII), estudantes de 11 e 12 anos de idade, da Escola Municipal “Professor Antônio Sérgio Teixeira” receberam a visita do programa “Jardim Botânico Vai à Escola” na última quarta-feira, 23, e ganharam uma muda de Araçá, árvore frutífera da família da goiaba e de fruto semelhante, assim como, também, da família da pitanga.

Esta foi a terceira unidade escolar da rede municipal de ensino a ser visitada este ano pelo programa que é desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental (DEA) da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição da administração indireta da Prefeitura de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais.

Com o objetivo de levar conhecimento e buscar a conscientização dos jovens estudantes, durante a palestra que integra o programa, o biólogo e coordenador do DEA, Gustavo Fonseca, e a técnica ambiental, Larissa Barboza, sempre abordam aspectos da flora ou de indivíduo distinto existente no Planalto de Poços de Caldas, além de explicar as atividades e os trabalhos realizados dentro e fora da instituição por seus técnicos.

Em especial, nesta visita à “Professor Antônio Sérgio Teixeira”, além do funcionamento da FJBPC, o tema abordado foram a morfologia e aspectos da Araucária angustifólia, árvore símbolo da instituição, nativa do Brasil que produz a pinha, fruto que fornece o pinhão, semente muito consumida, principalmente, durante as festas juninas em função das festividades coincidirem com a parte de seu período produtor.

Apesar da importância deste indivíduo para o meio ambiente de forma geral e ampla, tanto no conceito flora, como para a fauna, já que seus pseudos frutos (pinhões) são fonte de alimentação não apenas por humanos, mas, principalmente para roedores, como cotias e pacas, e aves, como airus, gralha azul e tucanos, a exploração indiscriminada da madeira da Araucária angustifólia a colocou, desde 1992, na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

Visitações

O Jardim Botânico está aberto às visitações gratuitas, tanto para grupos de estudantes de qualquer unidade educacional quanto de turistas e de poços-caldenses. Essas visitas acontecem mediante consulta à agenda da Divisão de Educação Ambiental (DEA).

Tanto para a visitação orientada de grupos de estudantes às instalações do Jardim Botânico de Poços de Caldas, quanto para a visita da DEA, através do programa “Jardim Botânico Vai à Escola”, o responsável pela unidade educacional pode entrar em contato para agendamento através do telefone (35) 98427-2036 ou pelo e-mail educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.br, diretamente com a Divisão de Educação Ambiental.

Instituição

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas está localizada à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste do município, e aberta à visitação gratuita de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

A região é atendida pela linha Véu das Noivas/Vale das Antas da Circullare, concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros, com saídas da esquina da Avenida Francisco Salles com a Rua Rio Grande do Sul, no Centro da cidade, a cada hora a partir das 6h20.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (35) 98427-2036 ou pelos endereços eletrônicos educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.br ou aics.fjbps@yahoo.com.br.