FJBPC PROMOVE II OFICINA DE DESENHO BOTÂNICO

Evento acontece entre os dias 16 e 24 de maio no Centro de Visitantes do Jardim Botânico e inscrições podem ser feitas online

 

Estão abertas, até o dia 12 de maio, as inscrições para a 2ª Oficina deDesenho Botânico que a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição da administração indireta da Prefeitura de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, promove entre os dias 16 e 24 de maio, das 18h às 22h, em seu Centro de Visitantes.

As vagas estão limitadas aos 20 primeiros inscritos e as inscrições gratuitas podem ser feitas online através do endereço http://goo.gl/forms/4F7JQrqfSQ. A Oficina será ministrada pela bióloga Rosane de Souza Dias, idealizadora o evento desde a primeira edição, realizada no ano passado.

Pioneira no Sul de Minas Gerais, esta iniciativa, em sua segunda edição, também é direcionada a estudantes e profissionais da área de biologia, engenharia agronômica, florestal e áreas afins, tendo o objetivo de desenvolver e capacitar o público participante na elaboração de desenhos de pranchas de caráter científico na área de morfo sistemática vegetal, envolvendo técnicas de grafite e tinta da china.

Para o presidente da FJBPC, Jorge Jabur, “a ideia é criar e oferecer condições que estimulem a formação de ilustradores botânicos aqui, na nossa região, abrindo, assim, um leque de oportunidades para se trabalhar a ilustração científica voltada para o entorno do Jardim Botânico a fim de registrar e divulgar suas especificidades em relação à flora do Sul de Minas, em especial do Planalto de Poços de Caldas”.

Para a ilustradora e idealizadora da Oficina, bióloga Rosane de Souza Dias, “a ilustração científica é um documento iconográfico, funcional, formatado para embasar porções de aprendizagens científicas, podendo ser considerado como outra forma sensível de produção de conhecimento”.

Ao longo desta 2ª Oficina de Desenho Botânico da FJBPC, os participantes terão todas as informações sobre o seguinte conteúdo:

- Noções preliminares do desenho;

- História e expoentes da ilustração botânica brasileira e internacional;

- Teoria e prática de luz, sombra, volume, perspectiva e escala;

- Teoria e coleta de material botânico;

- Linhas de construção e esboços;

- Técnicas de grafite e tinta da china;

- Terminologia botânica básica e caderno de campo;

- Elaboração de desenhos de pranchas de caráter científico na área de morfo sistemática vegetal; e,

- Composição de pranchas botânicas com utilização de exemplares do herbário e/ou exemplares vivos.

Instituição

Localizado à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste de Poços de Caldas, o Jardim Botânico está aberto para visitas gratuitas de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

A região é atendida pela linha Véu das Noivas/Vale das Antas da Circullare, concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros, com saídas da esquina da Avenida Francisco Salles com a Rua Rio Grande do Sul a cada hora a partir das 6h20.

A instituição poços-caldense é destaque no cenário nacional, sendo detentora de considerável coleção de samambaias do país, bem como de orquídeas, antúrios, além de vasta propagação de espécies da nossa flora e abrigar de um dos mais modernos e bem equipados laboratórios de manejo vegetal e cultivo “in vitro” do interior do Brasil.

Categoria: 
Pesquisa

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!