JARDIM BOTÂNICO RECEBE VISITANTES DE DIVERSOS ESTADOS

Nos primeiros meses do ano a instituição já recebeu mais de 900 pessoas

A Divisão de Educação Ambiental (DEA) da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição da administração indireta da prefeitura do município Sul-mineiro, em seus primeiros quatro meses do ano já conta com 937 visitações de forma espontânea, ou seja, pequenos grupos ou individualmente que visitaram a FJBPC sem a necessidade de agendamento prévio.

A instituição já recebeu visitantes, além da própria cidade de Poços de Caldas, vários de outros municípios mineiros, diversos municípios paulistas, como Campinas, Jundiaí, São João da Boa Vista, Guarulhos, Ribeirão Preto, além de turistas do Rio de Janeiro, Paraná, Cuiabá, Brasília, Florianópolis e Bahia.

O público recepcionado pela equipe da DEA é acompanhado por toda extensão do Jardim Botânico, recebe informações sobre o bioma e as espécies endêmicas do Planalto de Poços de Caldas e a importância de preservar e conservar a região que hoje abriga cerca de 30 espécies na lista vermelha com ameaça de extinção.

Os visitantes também conhecem as atividades de pesquisa desenvolvidas na instituição e os trabalhos realizados no Núcleo de Cultivo in vitro e no Herbário pela equipe do Departamento Técnico-Científico.

Durante a visita, o público transita pelas instalações do Jardim Botânico, as estufas de produção de espécies florestais nativas e cultivo de plantas de coleções temáticas como samambaias, orquídeas, bromélias, aráceas, antúrios, entre outras. Também são levados à estufa feita especialmente para os visitantes, que dispõe de lago artificial, além de toda flora presente na área da instituição, como o canteiro de plantas medicinais e espécies de cactos.

Além das visitações espontâneas, a FJBPC conta com as visitas agendadas para grandes grupos de unidades educacionais, entidades públicas e excursões interessadas em conhecer o local.

A equipe da DEA também desenvolve o projeto “Jardim Vai à Escola”, dentro do programa permanente de Educação Ambiental “Cultivando Minha Cidade”, na qual as escolas solicitam a visita e durante o período que permanecem na unidade a equipe ministra uma palestra sobre as espécies ameaçadas do Planalto de Poços de Caldas e, ao final do encontro, os alunos são convidados a fazer o plantio de uma espécie.

Visitações

Tanto para a visitação orientada de grupos às instalações do Jardim Botânico de Poços de Caldas, quanto para a visita da Divisão de Educação Ambiental, através do “Jardim Botânico Vai à Escola”, o responsável pela unidade educacional pode entrar em contato para agendamento pelo telefone (35) 98427-2036 ou pelo e-mail educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.br, diretamente com a Divisão de Educação Ambiental.

Instituição

Localizado à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste de Poços de Caldas, o Jardim Botânico está aberto para visitas gratuitas de segunda a domingo das 10h às 16h, inclusive aos feriados.

A região é atendida pela linha Véu das Noivas/Vale das Antas da Circullare, concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros, com saídas da esquina da Avenida Francisco Salles com a Rua Rio Grande do Sul a cada hora a partir das 6h20.

A instituição poços-caldense é destaque no cenário nacional, sendo detentora de considerável coleção de samambaias do país, bem como de orquídeas, antúrios, além de vasta propagação de espécies da flora do Planalto de Poços de Caldas e abrigar de um dos mais modernos e bem equipados laboratórios de manejo vegetal e cultivo “in vitro” do interior do Brasil.

Categoria: 
Educação Ambiental

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!