JARDIM BOTÂNICO OBTÉM SUCESSO NA PRODUÇÃO DE ESPÉCIES AMEAÇADAS

Trabalho desenvolvido pelo Departamento Técnico-Científico buscar tirar espécies da lista vermelha

Desde o ano passado, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, instituição de administração indireta da prefeitura do município Sul-mineiro, realiza trabalhos a fim de preservar as espécies da flora do Planalto de Poços de Caldas que estão ameaçadas de extinção. A equipe do Departamento Técnico-Científico, através de metodologias, visa tirar da lista vermelha as 14 espécies encontradas dentro do Planalto que estão em risco de desaparecimento.

A primeira fase deste trabalho foi identificar e catalogar estas espécies, incluindo seu mapeamento com o auxílio de um GPS. Posteriormente, foi iniciada a coleta de sementes destas espécies para a produção de mudas, muitas destas coletas são realizadas no município de Caldas. No caso das pteridófitas (samambaias), a equipe faz a coleta da própria planta, com a retirada de seus esporos, parte da samambaia usada para germinação, e levada para multiplicação no laboratório de cultivo in vitro da FJBPC.

Os trabalhos começaram no segundo semestre do ano passado, desde então a instituição vem obtendo considerável sucesso na produção de mudas de 9 espécies: o cedro-rosa, cedrinho-do-brejo, palmito-juçara, canela-sassafrás, pinheiro-brasileiro, catuabinha-do-campo e Sinningia striata (sem nome popular). Entre as pteridófitas, a Dicksonia sellowiana (xaxim verdadeiro)eaCheilanthes regnelliana (sem nome popular) foram as que conseguiram ser desenvolvidas.O próximo passo é usar estas mudas nos plantios de recuperação de áreas degradadas e a reintrodução na natureza.

Para conhecimento dessas espécies, o Jardim Botânico também irá lançar, em breve, um guia fotográfico com todas as 14 espécies ameaçadas para que haja colaboração da comunidade na preservação e conservação ambiental.

Instituição

Localizado à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste de Poços de Caldas, o Jardim Botânico está aberto para visitas gratuitas de segunda a domingo das 10h às 16h, inclusive aos feriados.

A região é atendida pela linha Véu das Noivas/Vale das Antas da Circullare, concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros, com saídas da esquina da Avenida Francisco Salles com a Rua Rio Grande do Sul a cada hora a partir das 6h20.

A instituição poços-caldense é destaque no cenário nacional, sendo detentora de considerável coleção de samambaias do país, bem como de orquídeas, antúrios, além de vasta propagação de espécies da flora do Planalto de Poços de Caldas e abrigar de um dos mais modernos e bem equipados laboratórios de manejo vegetal e cultivo “in vitro” do interior do Brasil.

Visitação

Tanto para a visitação orientada de grupos às instalações do Jardim Botânico de Poços de Caldas, quanto para a visita da Divisão de Educação Ambiental, através do “Jardim Botânico Vai à Escola”, projeto que faz parte do Programa Permanente de Educação Ambiental “Cultivando Minha Cidade”, o responsável pela unidade educacional pode entrar em contato para agendamento pelo telefone (35) 98427-2036 ou pelo e-mail educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.br, diretamente com a Divisão de Educação Ambiental.

Categoria: 
Conservação
Pesquisa
Projetos Especiais

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!