ALUNOS DO JESUS MARIA JOSÉ VISITAM JARDIM BOTÂNICO

Estudantes da instituição de ensino estiveram visitando as instalações do Jardim e conheceram mais sobre espécies ameaçadas

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição de administração indireta da prefeitura do município Sul-mineiro, através da Divisão de Educação Ambiental (DEA), recebeu nesta segunda-feira, 23, alunos do Colégio Jesus Maria José, situado no Centro da cidade.

A técnica ambiental, Larissa Barboza, e o biólogo e coordenador da DEA, Gustavo Fonseca, recepcionaram os alunos do 7º ano da instituição de ensino e ministraram uma palestra no Centro de Visitantes apresentando os trabalhos desenvolvidos pelo Jardim Botânico, principalmente na preservação das espécies em extinção. O grupo conheceu, de forma teórica, as espécies do Planalto de Poços de Caldas, algumas delas elencadas na lista vermelha, uma relação de espécies ameaçadas de extinção, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2014, além das atividades que a FJBPC realiza no Laboratório de Cultivo in vitro a fim de conservar essas espécies.

Ao final da palestra, os 31 estudantes do Colégio Jesus Maria José foram acompanhados por toda extensão do Jardim Botânico, conheceram as estufas de produção e propagação vegetal, estufa com diversas espécies de samambaias e a área de rustificação, processo anterior ao plantio que serve para o fortalecimento da planta. Uma visita afim de promover o conhecimento e consequente maiores agentes na conservação da natureza.

Visitações

Tanto para a visitação orientada de grupos às instalações do Jardim Botânico de Poços de Caldas, quanto para a visita da Divisão de Educação Ambiental, através do “Jardim Botânico Vai à Escola”, que faz parte do Programa de Educação Ambiental Permanente “Cultivando Minha Cidade”, o responsável pela unidade educacional pode entrar em contato para agendamento pelo telefone (35) 98427-2036 ou pelo e-mail educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.br, diretamente com a Divisão de Educação Ambiental.

Instituição

Localizado à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste de Poços de Caldas, o Jardim Botânico está aberto para visitas gratuitas de segunda a domingo das 10h às 12h e das 13h às 16h, inclusive aos feriados.

A região é atendida pela linha Véu das Noivas/Vale das Antas da Circullare, concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros, com saídas da esquina da Avenida Francisco Salles com a Rua Rio Grande do Sul a cada hora a partir das 6h20.

A instituição poços-caldense é destaque no cenário nacional, sendo detentora de considerável coleção de samambaias do país, bem como de orquídeas, antúrios, além de vasta propagação de espécies da flora do Planalto de Poços de Caldas e abrigar um dos mais modernos e bem equipados laboratórios de manejo vegetal e cultivo “in vitro” do interior do Brasil.

Categoria: 
Educação Ambiental

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!