OFICINA DE PLANTAS MEDICINAIS ACONTECE ESTE MÊS NA FJBPC

Professoras de farmácia abordam o uso e os cuidados com as espécies

Para encerrar o primeiro semestre de 2016, além das atividades que já são realizadas, várias outras acontecerão até o final deste mês. Assim, com o intuito de promover o conhecimento sobre as plantas medicinais, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição de administração indireta do município Sul-mineiro, realiza, no próximo dia 24, uma oficina sobre o tema visando demonstrar o histórico, aplicações e definições das plantas medicinais. Para se inscrever, os interessados devem ligar para o telefone (35) 98427-2036. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 20 ou até que se alcance o total de 25 vagas.

No dia 24, das 08h às 11h, a professora Maria do Socorro Fernandes de Melo, farmacêutica pela UNIFENAS e doutora em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas UNESP/Araraquara, ministrará palestra abordando as aplicações e definições das plantas medicinais do cultivo aos medicamentos fitoterápicos. O tema envolve aula demonstrativa de cultivo de plantas medicinais e visita ao canteiro de plantas medicinais da FJBPC. O público também terá a oportunidade de degustar chás obtidos a partir de plantas medicinais e, ao final desta primeira etapa, os participantes ganharão mudas de plantas medicinais.

A partir das 13h, até às 16h, os inscritos terão oportunidade de participar da palestra com a professora Juliana Carvalho Ribeiro, farmacêutica pela UNIFAL-MG e doutora em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas USP/Ribeirão Preto, que abordará segurança, eficácia e uso correto de plantas medicinais. Ela também falará sobre as consequências do uso errôneo e casos de intoxicações e internações medicamentosas, além de realizar aula prática de formulações fitoterápicas e fitocosméticas.

A oficina, de cunho demonstrativo e prático, pretende estimular os participantes a utilizarem as plantas medicinais de maneira correta e com maior resultado desde o cultivo aos medicamentos fitoterápicos.

Categoria: 
Educação Ambiental

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!