JARDIM BOTÂNICO PROMOVE I JORNADA NAVE OLIVA

Evento busca atrair o público para conhecimento sobre olivicultura e suas técnicas

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição da administração indireta da prefeitura do município Sul-mineiro, através do Núcleo Avançado de Visão Empreendedora em Olivicultura (NAVE Oliva) promove este mês a “I Jornada NAVE Oliva”, com o tema “Produção de Azeite x Produtividade”, a palestra abordará assuntos relacionados a olivicultura, do cultivo à produção do azeite, os problemas enfrentados e soluções através do cotidiano do produtor regional. O evento, que acontece no próximo dia 23 no Centro de Visitantes da FJBPC, localizado à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste do município, será aberto ao público em geral.

O evento faz parte da série de atividades programadas pela FJBPC para acontecer até o final deste mês como encerramento do semestre.

A Jornada terá início às 13h30. Os participantes terão oportunidade para receber informações sobre a olivicultura, atividade agrícola que trata do cultivo da oliveira. As palestras visam lançar ideias, responder a dúvidas e aproximar os produtores, público em geral e interessados pelo segmento na troca de informações e conhecimentos.

O engenheiro agrônomo e coordenador do NAVE Oliva, Gabriel Tarquínio Bertozzi, o presidente da Associação de Apicultores do Planalto de Poços de Caldas e Região (APIS-Poços), Joel Torres, o produtor regional de azeite Mario Borriello e a agrônoma, coordenadora e pesquisadora da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo na Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Projeto Oliva SP), Edna Bertoncini, irão abordar o manejo e técnicas de cultivo; a importância das abelhas na polinização das espécies, uma técnica pouco utilizada na região e com grande eficácia.

Ainda durante a “I Jornada NAVE Oliva – Produção de Azeite x Produtividade”, também serão abordados temas destacando a busca e atuações para a sanidade dos olivais, como o combate às pragas e doenças que podem afetar a espécie, a experiência e vivência do produtor regional, além dos princípios básicos de análise sensorial.

Por fim, para marcar o encerramento do evento, o público terá a chance de participar de degustação de azeites.