ESTUDANTES DO IF SUL DE MINAS VISITAM JARDIM BOTÂNICO

Grupo de 20 graduandos do curso de Ciências Biológicas conheceram as áreas e os trabalhos desenvolvidos na instituição

No último dia 14, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição de administração indireta do município Sul-mineiro, abriu seus portões para a visita de estudantes Instituto Federal Sul de Minas – campus Muzambinho. Recepcionados pela equipe da Divisão de Educação Ambiental (DEA), os graduandos do curso de Ciências Biológicas assistiram a uma palestra sobre a flora do Planalto de Poços de Caldas e conheceram as instalações do Jardim Botânico.

Mais de 20 alunos do 1º e 2º períodos do curso de Ciências Biológicas do IF Sul de Minas foram acompanhados pelo biólogo e coordenador da DEA, Gustavo Fonseca, e pela técnica ambiental, Larissa Barboza, ainda no Centro de Visitantes da FJBPC, onde foi ministrada a palestra que, dentre outros assuntos, abordou-se a flora da região e os trabalhos desenvolvidos pela FJBPC na conservação e preservação do meio ambiente e das espécies ameaçadas de extinção.

Após a parte teórica, os estudantes visitaram o Herbário, o Laboratório de Manejo Vegetal e de Cultivo in vitro, além das estufas de produção de espécies florestais nativas e as de coleções temáticas, como samambaias, orquídeas, bromélias e aráceas. Uma oportunidade de conhecer na prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

Visitações

Tanto para a visitação orientada de grupos às instalações do Jardim Botânico de Poços de Caldas, quanto para a visita da Divisão de Educação Ambiental, através do “Jardim Botânico Vai à Escola”, que faz parte do Programa Permanente de Educação Ambiental “Cultivando Minha Cidade”, o responsável pela unidade educacional pode entrar em contato para agendamento pelo telefone (35) 98427-2036 ou pelo e-mail educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.br, diretamente com a Divisão de Educação Ambiental.

Instituição

Localizado à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste de Poços de Caldas, o Jardim Botânico está aberto para visitas gratuitas de segunda a domingo das 10h às 12h e das 13h às 16h, inclusive aos feriados.

A região é atendida pela linha Véu das Noivas/Vale das Antas da Circullare, concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros, com saídas da esquina da Avenida Francisco Salles com a Rua Rio Grande do Sul a cada hora a partir das 6h20.