OFICINA E PALESTRA NA PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO DO SEMESTRE

Olivicultura e plantas medicinais são os temas abordados para conhecimento do público

Como parte da programação de encerramento deste primeiro semestre, a Fundação Jardim Botânico Poços de Caldas (FJBPC), instituição de administração indireta do município Sul-mineiro, promove jornada sobre olivicultura e oficina sobre plantas medicinais nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, respectivamente, em seu Centro de Visitantes. A FJBPC está localizada à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste do município.

Olivicultura

Às 13h30 desta quinta-feira acontece a abertura da “1ª Jornada NAVE Oliva”, promovida pela FJBPC através Núcleo Avançado de Visão Empreendedora em Olivicultura (NAVE Oliva), sob coordenação do engenheiro agrônomo do Gabriel Tarquínio Bertozzi, que fará introdução abordando a olivicultura na região, em especial, em Poços de Caldas.

O evento também terá a participação do presidente da Associação de Apicultores do Planalto de Poços de Caldas e Região (APIS-Poços), Joel Torres, que abordará a influênciae a possibilidade do uso das melíponas na polinização, estratégias para os produtores em experimentos de campo com as abelhas sem ferrão, entre outros aspectos.

Durante o evento, palestrantes também abordarão a olivicultura do cultivo à produção do azeite, os problemas enfrentados e soluções através do cotidiano do produtor regional.

Plantas Medicinais

Durante toda a sexta-feira, 24, a FJBPC promove, através da Divisão de Educação Ambiental (DEA), Oficina de Plantas Medicinais sob a coordenação do biólogo Gustavo Fonseca, responsável pela DEA, que fará a abertura e introdução ao cultivo e uso dessas plantas.

A Oficina terá a participação das professoras da Faculdade Pitágoras, Maria do Socorro Fernandes, farmacêutica pela UNIFENAS e doutora em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas UNESP/Araraquara, e Juliana Carvalho Ribeiro, farmacêutica pela UNIFAL-MG e doutora em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas USP/Ribeirão Preto

O objetivo do evento se norteia em apresentar o histórico, aplicações e definições das plantas medicinais, também as consequências do uso errôneo e casos de intoxicações e internações medicamentosas, além de realizar aula prática de formulações fitoterápicas e fito-cosméticas.