COMPLEXO DE CAPTAÇÃO É INAUGURADO NESTA QUINTA

Evento marca a abertura da “1ª Reunião de Jardins Botânicos de Minas Gerais”, terá assinatura de protocolo de intenções com a Secretaria de Educação e lançamento do guia de espécies ameaçadas

Durante cerimônia marcada para às 9h desta quinta-feira, 30, no Centro de Visitantes da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), localizada à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste do município Sul-mineiro, a instituição marcará o encerramento do semestre com diversos eventos, sendo o principal deles a inauguração do Complexo de Captação e Reservação de Água “José Aurélio Vilela”, que congrega um conjunto de lagos ornamentais e projeto paisagístico no seu entorno.

Dentre as autoridades e demais presentes, que serão recepcionados pelo presidente da FJBPC, Jorge Jabur, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, a presidente da Câmara de Vereadores, Regina Cioffi, e a esposa do homenageado, Célia Maria de Freitas Vilela.

O evento também marca a abertura da “1ª Reunião de Jardins Botânicos de Minas Gerais”, que se estenderá até a manhã da sexta-feira, 1º de julho, visando a aproximação dos profissionais que atuam nessas instituições, bem como a troca de experiências.

Além dos profissionais da FJBPC, esta reunião deverá ter a participação de representantes da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Jardim Botânico de Inhotim. Ao final do encontro, os participantes irão elaborar e assinar uma Carta de Cooperação Mútua.

Ainda durante a cerimônia, a FJBPC assinará protocolo de intenções com a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, o qual se norteia em realizar cooperação técnica, científica, educacional e cultural, visando o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos, o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.

Também será oficializado, na manhã desta quinta-feira, o lançamento da 1ª edição do guia de espécies ameaçadas do Planalto de Poços de Caldas, material amplo desenvolvido pela equipe técnica da instituição e publicado pela FJBPC.

Conforme destacado na própria publicação, não se trata de uma obra aprofundada em botânica, mas, sim, uma contribuição da Fundação Jardim Botânico à população do Planalto de Poços de Caldas, bem como aos interessados na conservação da biodiversidade regional.

Projetos Especiais