ESTUDANTES DO IF SUL FAZEM CURSO DE MELIPONICULTURA

Evento aulas teórica e prática, ambas realizadas nas instalações do Jardim Botânico

Durante todo um dia, com aula teórica pela manhã e prática à tarde, cerca de 40 pessoas, entre estudantes dos cursos de Gestão Ambiental e de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços de Caldas (IF Sul – campus Poços) e associados da Associação dos Apicultores do Planalto de Poços de Caldas e Região (APIS-Poços) participaram do Curso de Meliponicultura promovido pelo IF Sul – campus Poços.

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), através da Divisão de Educação Ambiental (DEA), deu suporte técnico ao evento, cedendo o espaço para a aula teórica e as colmeias para a aula prática do curso que foi coordenado pela bióloga Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, do IF Sul – campus Poços, e ministrado pelo professor Rubens Marcelo de Castro, do IF Sul – campus Muzambinho.

No período da manhã, os participantes do Curso de Meliponicultura receberam as orientações teóricas do professor Rubens no Centro de Visitantes da FJBPC, já no período da tarde foi o momento de colocar em prática o que aprenderam, sendo acompanhados pelo professor do IF Sul – campus Muzambinho.

A aula prática foi dividida em dois momentos, um trabalhando com a melípona Mandaçaia – espécie de abelha indígena nativa sem ferrão – na divisão de colmeia. Já o outro, utilizando a Jataí – outra espécie de melípona –, se norteou na transferência dos indivíduos de garrafas isca para caixa racional, que onde as colmeias se desenvolverão.

Categoria: 
Educação Ambiental

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!