HERBÁRIO ANDERS FREDRIK REGNELL - ATUALIZAÇÃO DE DADOS - AGOSTO/2017

O Departamento Técnico Científico da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, no que tange a sua competência e atribuições, entre elas: promover estudos, pesquisas e levantamentos florísticos sobre vegetação e flora nativa, bem como realizar estudos nas áreas de morfologia vegetal e taxonomia, constitui um acervo de relevante representatividade da flora regional. Parte deste acervo está organizado no Herbário/FJBPC.

O Herbário da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, denominado Anders Fredrik Regnell (AFR), teve suas atividades iniciadas em 2010, recebendo e organizando os materiais coletados através de trabalhos de campo, com abrangência principalmente na flora regional do planalto de Poços de Caldas.

O Herbário funciona como um local que concentra um acervo de plantas desidratadas ou de partes delas, técnica e científicamente preparadas para estudos comparativos, históricos e documentários da flora regional. Para isso, as amostras de plantas devem ser secas e prensadas, evidenciando as partes essenciais para a determinação das espécies, como folhas, flores e frutos.

Atualmente o Herbário AFR compreende cerca de 3.200 exemplares, dentre as quais, há espécies de Angiospermas, Gimnospermas, Pteridófitas, Briófitas e Fungos, distribuidos em 155 famílias diferentes. Deste total foram identificadas 558 espécies distintas. A relação de espécies identificadas é atualizada periodicamente.

Acesse o arquivo com a relação de espécies do Herbário AFR clicando aqui.