PROJETO "VIVER BEM" DA SECRETARIA DE SAÚDE POSSIBILITA VISITA DE GRUPO DE CONVIVÊNCIA DO PSF MARIA IMACULADA AO JARDIM BOTÂNICO

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas recebeu na última terça feira 15 de agosto, a visita de 24 pessoas atendidas pelo Programa Saúde da Família - PSF/Maria Imaculada. O PSF/Maria Imaculada está inserido em um projeto denominado “ Viver Bem” da Secretaria Municipal de Saúde que visa o bem-estar das pessoas integradas a ele. O projeto tem como objetivo promover a saúde dos pacientes, com a diversificação das atividades oferecidas pelo PSF bem como a mudança na rotina de cada um.

Segundo o Agente Comunitário Flávio Pessoa da Secretaria Municipal de Saúde, “oferecer insumos básicos como locais de convivência, pode evitar que a população jovem se envolva com drogas, prostituição, criminalidade ou abandono do lar. Por outro lado, tais possibilidades contribuem para que população idosa realize atividades distintas e, consequente, favorecem o convívio social. Nosso objetivo através do grupo de convivência é criar um vínculo com esses pacientes, realizando atividades de saúde fora e dentro da unidade de atendimento”.

A visita no Jardim Botânico foi realizada em duas partes, uma teórica e outra prática. Na primeira, uma palestra foi realizada para os visitantes abordando informações importantes, sobre o trabalho que é realizado na FJBPC. Posteriormente, na segunda, os pacientes atendidos pelo PSF/Maria imaculada tiveram a oportunidade de conhecer as coleções de plantas vivas do Jardim botânico, como as de Orquídeas, Bromélias, Samambaias, plantas medicinais, florestais arbóreas, etc.

“Sempre procuramos realizar esse tipo de atividade para diversificar e promover situações novas para os pacientes, uma vez que que muitos quase não saem do bairro que residem. Conhecer outros lugares diversificam a rotina dos pacientes e pode favorecer tratamento de enfermidades” ressalta o assistente social Gustavo Miglioranzi Frizon.