ESPÉCIES PRIORITÁRIAS PARA A PESQUISA E A CONSERVAÇÃO - JARDIM BOTÂNICO

O Jardim Botânico de Poços de Caldas tem como missão a conservação da flora regional, sendo o foco principal, a região do planalto de Poços de Caldas e áreas de importância ecológica adjacentes. Em especial, pode-se destacar a Área de Proteção Ambiental - APA Santuário Ecológico da Pedra Branca, por se tratar de um local que apresenta uma diversidade biológica bastante rica e peculiar. Infelizmente, em virtude de diversos fatores, esta riqueza vem sendo cada vez mais ameaçada, correndo risco de ser extinta.

A Lista Nacional de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção, disponibilizada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2014, reconhece que há a ocorrência na região de várias espécies em risco de extinção. Destas, um total de 16 espécies, variando desde plantas herbáceas e gramíneas até árvores de grande porte, já tiveram sua ocorrência confimada através de expedições e trabalhos realizados pela equipe técnica do Jardim Botânico de Poços de Caldas.

Os profissionais do Departamento Técnico Científico do Jardim Botânico de Poços de Caldas, vêm concentrando esforços para a conservação dessas espécies. Os trabalhos incluem a marcação e delimitação da área de ocorrência das populações, coleta de sementes ou propágulos, cultivo em laboratório, produção de mudas e posterior devolução de novos indivíduos nos locais de ocorrência.

Acesse o arquivo com a relação de especies prioritárias para a pesquisa e a conservação clicando aqui,

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!