ESPÉCIE DE GRAMÍNEA CRITICAMENTE EM PERIGO É OBJETO DE PESQUISA E CONSERVAÇÃO NO JARDIM BOTÂNICO DE POÇOS DE CALDAS

O Jardim Botânico de Poços de Caldas tem como missão a conservação da flora regional, sendo o foco principal, a região do planalto de Poços de Caldas e áreas de importância ecológica adjacentes. Infelizmente, em virtude de diversos fatores, a diversidade biológica vem sendo cada vez mais ameaçada, correndo risco de ser extinta.

A Lista Nacional de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção, disponibilizada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2014, reconhece que há a ocorrência na região de várias espécies em risco de extinção. Destas, um total de 16 espécies, variando desde plantas herbáceas e gramíneas até árvores de grande porte, já tiveram sua ocorrência confimada através de expedições e trabalhos realizados pela equipe técnica do Jardim Botânico de Poços de Caldas.

Dentro das ações que visam a conservação de espécies ameaçadas de extinção do planalto de Poços de Caldas, relizado pela Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, consta a espécie criticamente em perigo de extinção Anthaenantiopsis fiebrigii pertencente a família botânica Poaceae (gramíneas), a qual possui uma distribuição bastante fragmentada. Ocorre na Bolívia, Paraguai, Argentina e no Brasil. No Brasil, ocorre pontualmente em apenas três estados: no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais. Sendo que em Minas Gerais, ocorre apenas no município de Poços de Caldas, com histórico de registros de apenas duas coletas, uma em 1960 no “Morro do Ferro” e outra em 1982 no “Campo do Saco”.

Atualmente, com o esforço de coleta e mapeamento realizado pela equipe do Departamento Técnico Centífico da FJBPC, foram encontrados três novos pontos de ocorrência da espécie, sempre em campos de altitude próximo a locais de nascente d'água. Sendo que um dos locais se encontra dentro da área da própria FJBPC. A dificuldade em encontrar o capim se dá principalmente à complexidade de identificação, uma vez que só é possível a confirmação da espécie após a floração.

Categoria: 
Conservação
Pesquisa

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!