FJBPC ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA COM UNIFAL

Por ACS-FJBPC

(esq/dir) - Celso Donato - Secretário de Governo, Valdir Sementile - Presidente da FJBPC, Prof. Dr. Sandro Amadeu Cerveira - Reitor da UNIFAL,  Sérgio Azevedo - Prefeito de Poços de Caldas e  Prof. Dr. Cassius Anderson Miquele de Melo - Diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia da UNIFAL.

Na segunda-feira, dia 06 de agosto de 2018, às 16h30, foi realizado o evento de assinatura do “Acordo de Cooperação de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico com a Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL”, no auditório do jardim botânico.

O evento contou com a participação do excelentíssimo Sr. Prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, o Secretário de Governo, Sr. Celso Donato, o Reitor da UNIFAL, Prof. Dr. Sandro Amadeu Cerveira, o Presidente da FJBPC, Sr. Valdir Sementile e o Diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia da UNIFAL, Prof. Dr. Cassius Anderson Miquele de Melo, que compuseram a mesa.

Estiveram presentes também o pró-reitor de planejamento Sr. Lucas Mendonça, integrantes da Associação dos Meliponicultores de Poços de Caldas, a TV Plan, entre outros participantes.

A parceria visa à realização de pesquisas, ensino, intercâmbio de informações, desenvolvimento e prestação de serviços integrados em áreas de interesses comuns com o intuito de buscar novas tecnologias e trocas de informações e conhecimentos.

Revista Científica Digital Regnellea Scientia

Boletim Departamento Técnico-Científico

FUNDAÇÃO JARDIM BOTÂNICO DE POÇOS DE CALDAS PROMOVE O 2º CURSO DE CRIAÇÃO E MANEJO DE ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO

FAÇA SUA INSCRIÇÃO. CLIQUE AQUI...

VAGAS ESGOTADAS

UNIDADE PLUVIOMÉTRICA DO CEMADEN É INSTALADA NA FUNDAÇÃO JARDIM BOTÂNICO DE POÇOS DE CALDAS

Por Elidio Monteiro Junior - ACS FJBPC

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas recebeu em suas instalações a visita técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), neste dia 11 de abril de 2018, com a finalidade da instalação de uma plataforma pluviométrica automática, a qual irá monitorar os índices pluviométricos em Poços de Caldas. Este aparelho foi distribuído em todo país, em pontos estratégicos, e nossa cidade foi escolhida e o local ideal foi o Jardim Botânico, dentro de estudos anteriormente desenvolvidos.

O Cemaden foi criado em julho de 2011, pelo Decreto Presidencial nº 7.513 -  órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), adota uma estrutura técnico-científica especializada, desenvolvendo capacidade científica, tecnológica e de inovação para continuamente aperfeiçoar os alertas de desastres naturais.

É um núcleo responsável com o propósito de desenvolver, testar e implementar um sistema de previsionamento de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis em todo o país, contribuindo para a redução de danos e perdas humanas.

Segundo o Cemaden:

"O projeto instalou pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, tendo sido estabelecido parcerias formais com Instituições e Entidades que abrigaram os equipamentos. As entidades responsáveis pela salvaguarda dos equipamentos formam uma importante rede nacional de colaboração para a redução de riscos de desastres, em conjunto com órgãos governamentais[...]".

Para mais informações acesse: