JARDIM BOTÂNICO DE POÇOS DE CALDAS REALIZA PROJETO COM ÊNFASE NO REINO FUNGI

O herbário Anders Fredrik Regnell, abriga cerca de 3200 vouchers representantes de espécies da flora e da micota do planalto de Poços de Caldas, destes, apenas 2% correspondem a fungos (micota).

Com isso, evidenciou-se a carência quanto ao conhecimento do Reino Fungi em nossa região, denotando-se então a necessidade de um projeto com ênfase neste reino. Tal projeto teve início em janeiro de 2018, a partir de uma consolidação de ideias entre o graduando em Ciências Biológicas Filipe Pagin Cláudio e o diretor do departamento técnico científico Eric Arruda WilliamsPor conseguinte, foram adicionados ao acervo 54 morfoespécies, distribuídas em 8 famílias e 10 gêneros. Esses são resultados preliminares, visto que a identificação de fungos exige literatura especializada (escassa no Brasil), técnicas específicas de microscopia e análise de reações químicas.

 

De forma processual, serão realizadas coletas em diferentes localidades abrangendo um período de 24 meses, com isso, moldando uma lista de espécies consistente e adquirindo conhecimentos acerca de dados ecológicos. Também como resultado esperado pode-se citar a publicação de guia de campo para leigos, com imagens e características macroscópicas de fácil identificação.
 


NOTA: Os fungos são um grupo de organismos diversos com uma estimativa de 3,8 milhões de espécies presentes em vários tipos de ambientes (cosmopolita), tais como: desertos quentes e frios, florestas, campos e centros urbanos. Possuem um ciclo de vida simples ou extremamente complexo, podendo ser unicelulares ou pluricelulares. Nutrem-se por meio de absorção; desempenhando o papel ecológico de decompositores, simbiontes e parasitas. A sua reprodução pode ser de três maneiras: sexuada, assexuada ou parasexuada.  

 


Categoria: 
Pesquisa

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!