FUNDAÇÃO JARDIM BOTÂNICO DE POÇOS DE CALDAS INICIA PROCESSO DE CLONAGEM PARA ESPÉCIE CRITICAMENTE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

O Jardim Botânico de Poços de Caldas tem como missão a conservação da flora regional, sendo o foco principal, a região do planalto de Poços de Caldas e áreas de importância ecológica adjacentes. Infelizmente, em virtude de diversos fatores, a diversidade biológica vem sendo cada vez mais ameaçada, correndo risco de ser extinta.
 
Uma das espécies de interesse para a conservação é Anthaenantiopsis fiebrigii, uma espécie da família Poaceae (gramíneas), integrante da Lista Nacional de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção com status de criticamente em perigo de extinção. A. fiebrigii possui uma distribuição bastante restrita, além de ter problemas de propagação. Para todos os indivíduos estudados até a atualidade, em nenhum deles foi observada a produção de sementes viáveis, inviabilizando, assim, a produção de mudas por métodos convencionais.
 
  
 
Desse modo a solução para este problema foi o emprego de técnicas de micropropagação vegetal in vitro, as quais consistem no cultivo de células meristemáticas em recipientes semi-herméticos, sob condições de assepsia, controle de luminosidade, temperatura, umidade e pH; utilizando meios de cultura artificiais. Estas técnicas atuam na produção rápida de milhares de clones de uma planta a partir de uma única célula vegetal somática ou de um pequeno pedaço de tecido vegetal (explantes), que quando colocados em condições adequadas originam novos indivíduos.
 
Atualmente o processo de clonagem de A. fiebrigii encontra-se com sucesso em fase de isolamento de meristema. Espera-se como resultado a criação de um banco de germoplasma para o cumprimento da meta de implantação de um plano de ação para a conservação da espécie.
 
  
 
 

Categoria: 
Pesquisa

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!