UNIDADE PLUVIOMÉTRICA DO CEMADEN É INSTALADA NA FUNDAÇÃO JARDIM BOTÂNICO DE POÇOS DE CALDAS
Por Elidio Monteiro Junior - ACS FJBPC
A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas recebeu em suas instalações a visita técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), neste dia 11 de abril de 2018, com a finalidade da instalação de uma plataforma pluviométrica automática, a qual irá monitorar os índices pluviométricos em Poços de Caldas. Este aparelho foi distribuído em todo país, em pontos estratégicos, e nossa cidade foi escolhida e o local ideal foi o Jardim Botânico, dentro de estudos anteriormente desenvolvidos.
O Cemaden foi criado em julho de 2011, pelo Decreto Presidencial nº 7.513 - órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), adota uma estrutura técnico-científica especializada, desenvolvendo capacidade científica, tecnológica e de inovação para continuamente aperfeiçoar os alertas de desastres naturais.
É um núcleo responsável com o propósito de desenvolver, testar e implementar um sistema de previsionamento de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis em todo o país, contribuindo para a redução de danos e perdas humanas.
Segundo o Cemaden:
"O projeto instalou pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, tendo sido estabelecido parcerias formais com Instituições e Entidades que abrigaram os equipamentos. As entidades responsáveis pela salvaguarda dos equipamentos formam uma importante rede nacional de colaboração para a redução de riscos de desastres, em conjunto com órgãos governamentais[...]".

Para mais informações acesse:
http://www.cemaden.gov.br/pluviometros-automatico/
Categoria:
Pesquisa