A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas

PASSOS PARA CRIAÇÃO DA FJBPC E A IMPLANTAÇÃO DO JARDIM BOTÂNICO

A Instituição começa a ser idealizada em dezembro de 2001 como parte de ações integradas para gestão ambiental em Poços de Caldas. Neste primeiro momento pensava-se o Jardim Botânico apenas como um órgão ligado à administração pública municipal que pudesse concentrar todas as providências relativas à manutenção de Parques e Jardins, Unidades de Conservação e Implantação de Parques em áreas de propriedade da Prefeitura.

Para melhor compreensão dos objetivos de um Jardim Botânico a administração promove em dezembro de 2001 um seminário para aprofundar as discussões e também difundir a idéia da criação desta instituição.

Como fruto deste seminário temos a criação da Sociedade dos Amigos do Jardim Botânico e também a criação de uma Comissão Executiva encarregada de organizar a formação física, administrativa e legal do Jardim Botânico.

Uma das responsabilidades desta Comissão foi a escolha da área para implantação, uma vez que havia três ofertas para recebimento em doação: margens da Represa Saturnino de Brito (proprietário - DME); Retiro dos Carneiros (procurador do proprietário - Rio de Janeiro Imóveis) e Campo da Cachoeira (proprietário - Irmãos Ribeiro Comércio e Exportação Ltda.).

A escolha da área próxima ao loteamento Campo da Cachoeira baseou-se nos atributos naturais da área, que apresenta relevante beleza cênica, matas ciliares conservadas, campos nativos e topografia razoável, além da proximidade com o Criadouro Científico de Aves, que torna a região um pólo ecológico para o município.

O trabalho desta comissão foi fundamental para a consolidação da Fundação que apoiada pela Sociedade dos Amigos do Jardim Botânico conclui seus trabalhos em junho de 2003. Em 25 de julho deste mesmo ano a Câmara Municipal autoriza a criação da Fundação com seu patrimônio inicial constituído pelas áreas em doação para implantação, através da Lei Complementar nº 37.

O início das atividades se dá em 11 de outubro de 2003 com a publicação do Estatuto da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas e a nomeação de seu primeiro Presidente e Conselho Curador.

Planejamento Global

Declaração da Missão

A instituição foi criada dentro dos conceitos instituídos para um Jardim Botânico, que declarou sua Visão e Missão em março de 2004:

Visão

Ser excelência em pesquisa e educação para a conservação da biodiversidade, com a participação da comunidade.

Missão

Atuar na conservação da biodiversidade em especial da flora do planalto de Poços de Caldas e região, por meio da pesquisa, educação ambiental, mantendo acervos de materiais botânicos, promovendo a participação da comunidade, com respeito aos valores multiculturais, a fim de proporcionar qualidade de vida.

A composição atual da direção da FJBPC é a seguinte:

Valdir Sementile - Presidente da FJBPC

João Neves Carvalho de Toledo - Presidente do Conselho Curador

Sebastião Alves Ferreira - Diretor Administrativo-Financeiro

Eric Arruda Williams - Diretor Técnico-Científico

CRONOLOGIA DE CRIAÇÃO DA FJBPC E IMPLANTAÇÃO DO JARDIM BOTÂNICO

- Dezembro/2001

- Seminário para apresentação do tema, composição da comissão para criação do Jardim Botânico

- Julho 2003

- Sancionada a Lei Complementar que cria a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas

- Outubro de 2003

- Início de operação

- Março de 2004

- Planejamento estratégico, Plano Diretor , Missão Visão

- Julho de 2005

- Posse da área 01. Regularização da área 02.

- Cercamento da área.

- Desapropriação da área 03.

- Julho de 2006

- Início das obras do Centro de Visitantes e Laboratório

- Julho de 2007

- Conclusão das obras do Centro de Visitantes