4º NATAL VERDE ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA

Evento conta com o apoio da equipe do Shopping Poços de Caldas

No período das 14h às 16h da próxima sexta-feira, 23, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), através de sua Divisão de Educação Ambiental (DEA), realiza o Natal Verde 2016, que neste ano chega à sua quarta edição.

Com o apoio da equipe e da Coordenação do Shopping Poços de Caldas, o biólogo e coordenador da DEA da FJBPC, Gustavo Fonseca, que será auxiliado pela técnica em Meio Ambiente da Educação Ambiental, Larissa Barboza, o Natal Verde 2016 promete, mais uma vez, movimentar ainda mais os corredores do shopping.

Este ano, os visitantes que passarem pelo stand da FJBPC receberão kit para plantar o Cedro do Brejo – cedrela odorata. Cada kit conta com uma semente da árvore, um saquinho com substrato e um folheto informativo sobre como plantar e cuidar do seu Cedro do Brejo. Será entregue um kit por pessoa.

Além disso, a equipe da FJBPC estará distribuindo um Calendário 2017 com fotos de espécies ameaçadas ou na lista de em risco de extinção do Planalto de Poços de Caldas; um Guia de Espécies Ameaçadas com detalhes para auxiliar na identificação das espécies, também referente à flora do Planalto de Poços de Caldas; um marcador de página sortido, com imagem de várias espécies ameaçadas; e, um cartão de Natal.

Com a realização do Natal Verde 2016, a equipe da Divisão de Educação Ambiental encerra as atividades do ano e dá início à preparação dos atendimentos durante as férias escolares bem como à programação para as visita agendadas.

A instituição está localizada à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste do município. Caso o deslocamento aconteça em carro próprio, basta seguir as inúmeras placas de sinalização ao longo das avenidas João Pinheiro e Mansur Frayha.

A região também é atendida pela Circullare, concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros, através da linha Véu das Noivas/Vale das Antas, com saídas da esquina da Avenida Francisco Salles com a Rua Rio Grande do Sul, no Centro da cidade, a cada hora a partir das 6h20.

Categoria: 
Educação Ambiental

PREFEITO ELEITO VISITA INSTITUIÇÃO

Comitiva, integrada pelo vice e integrantes da equipe de transição, foi recebida pelo presidente e pelo assessor de imprensa da FJBPC

O prefeito eleito nas últimas eleições para o mandato 2017/2020, Sérgio Azevedo, visitou, recentemente, as instalações da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição da administração indireta da Administração do município Sul mineiro. Ele esteve acompanhado de seu vice, Flávio Faria, do coordenador de sua equipe de transição, Celso Donato, e da integrante da mesma equipe e servidora pública municipal há quase 30 anos, Ana Alice de Souza.

O futuro prefeito, que assume a cadeira de chefe do Executivo poços-caldense a partir de janeiro de 2017, foi recebido pelo presidente da FJBPC, Jorge Elias Jabur Júnior, e pelo assessor de Imprensa e Comunicação Social da instituição, jornalista P. A. Ferreira, no gabinete da Presidência.

Durante o encontro, os representantes da FJBPC buscaram colocar o prefeito eleito e sua comitiva a par dos avanços registrados durante a atual gestão da instituição, os trabalhos que foram e que estão sendo realizados, em especial pelo Departamento Técnico-Científico dentro do Laboratório de Manejo Vegetal “Décio Moraes Ribeiro” e, em particular, os avanços em pesquisas no Laboratório de Cultivo in vitro “Guilherme Moraes Ribeiro”, que são os mais modernos e bem equipados do interior do Brasil.

O prefeito eleito também foi informado sobre as obras realizadas, como o Complexo de Captação e Reservação de Água “José Aurélio Vilela”, que traduz em considerável economia no consumo de água tratada fornecida pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas (DMAE-PC) para irrigação das estufas e demais áreas da FJBPC.

Outros pontos foram enfatizados à comitiva do prefeito eleito, como a assiduidade e ampliação, de um ano para outro, dos repasses mensais pela atual Administração Municipal, algo que não ocorria em gestões passadas, recursos previstos no orçamento e que são utilizados para custeio da folha de pagamento e encargos sociais; recursos oriundos de convênios com empresas da iniciativa privada e com entes da administração pública municipal que são utilizados em investimentos, obras e pesquisas; e, algo que é considerado fundamental para a evolução da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, tanto em relação à mudança de categoria, passando da atual categoria “C” para a “A”, quanto, e principalmente, para seguimento das pesquisas, que é a aprovação do Plano de Cargos e Salários, uma vez que os atuais funcionários, em sua maioria, são profissionais contratados, só podendo prestar serviço público, conforme disciplina a lei, por no máximo dois anos, colocando em risco todo um trabalho voltado para a pesquisa da flora do Planalto de Poços de Caldas, em especial as espécies listadas em risco de extinção ou em extinção.

Terminado o encontro no gabinete da Presidência, o prefeito eleito e sua comitiva, acompanhados pelo presidente da instituição, pelo assessor de Imprensa e Comunicação Social, pelos diretores dos departamentos Administrativo-Financeiro e Técnico-Científico, respectivamente, Nilton Gonçalves Granato e João Paulo de Lima Braga, bem como pelo ex-diretor Administrativo-Financeiro da FJBPC, Bruno Figueiredo, foram apresentados aos funcionários de cada setor do Jardim Botânico e levados para conhecer todas as instalações, desde a sala destinada à Assessoria de Imprensa e Comunicação Social, onde antes existia um fogão à lenha, um forno de pizza e uma churrasqueira, até às estufas, depois de passar pelo herbário e pelos laboratórios de Manejo Vegetal e de Cultivo “in vitro”.

Categoria: 
Conservação
Educação Ambiental

SITE DESTACA O JARDIM BOTÂNICO EM REPORTAGEM ESPECIAL

Matéria faz um trajeto dos caminhos trilhados pela instituição desde a sua criação, em 2003

Em reportagem de Gabriela Bandeira e imagens do repórter fotográfico Bruno Rosa, o site de jornalismo Poços Já destaca o trabalho desenvolvido pela Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição da administração indireta do município de Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais.

A matéria enfoca a criação da instituição, em 2003, e sua missão até a transferência, em definitivo, para suas instalações no Parque Véu das Noivas, zona Oeste do município.

No texto da jornalista, destaque especial às coleções de orquídeas e samambaias, as visitações e horário de funcionamento e, mais ainda, olhar enfático ao trabalho desenvolvido no Laboratório de Cultivo in vitro “Guilherme Moraes Ribeiro”, que integra o Laboratório de Manejo Vegetal “Décio Moraes Ribeiro”, onde fica, dentre outros equipamentos, o Banco de Sementes.

Confira a reportagem, na íntegra, através do endereço http://www.pocosja.com.br/divirta-se/2016/11/05/conheca-pocos-jardim-botanico/.

Vale ressaltar que o agendamento de visitas para grupos de 30 a 40 pessoas deve ser feito diretamente com a equipe da Divisão de Educação Ambiental da FJBPC através do endereço eletrônico educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.brou pelo telefone (35) 98427-2036, que também está à disposição para maiores informações e esclarecimento de dúvidas.

O Jardim Botânico está instalado à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste de Poços de Caldas. Para chegar de carro basta seguir as placas de orientação disponíveis ao longo das avenidas João Pinheiro e Mansur Frayha.

A região também é atendida pela Circullare, concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros, através da linha Véu das Noivas/Vale das Antas, com saídas da esquina da Avenida Francisco Salles com a Rua Rio Grande do Sul, no Centro da cidade, a cada hora a partir das 6h20.

Categoria: 
Educação Ambiental

ESTUDANTES DO IF SUL FAZEM CURSO DE MELIPONICULTURA

Evento aulas teórica e prática, ambas realizadas nas instalações do Jardim Botânico

Durante todo um dia, com aula teórica pela manhã e prática à tarde, cerca de 40 pessoas, entre estudantes dos cursos de Gestão Ambiental e de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços de Caldas (IF Sul – campus Poços) e associados da Associação dos Apicultores do Planalto de Poços de Caldas e Região (APIS-Poços) participaram do Curso de Meliponicultura promovido pelo IF Sul – campus Poços.

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), através da Divisão de Educação Ambiental (DEA), deu suporte técnico ao evento, cedendo o espaço para a aula teórica e as colmeias para a aula prática do curso que foi coordenado pela bióloga Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, do IF Sul – campus Poços, e ministrado pelo professor Rubens Marcelo de Castro, do IF Sul – campus Muzambinho.

No período da manhã, os participantes do Curso de Meliponicultura receberam as orientações teóricas do professor Rubens no Centro de Visitantes da FJBPC, já no período da tarde foi o momento de colocar em prática o que aprenderam, sendo acompanhados pelo professor do IF Sul – campus Muzambinho.

A aula prática foi dividida em dois momentos, um trabalhando com a melípona Mandaçaia – espécie de abelha indígena nativa sem ferrão – na divisão de colmeia. Já o outro, utilizando a Jataí – outra espécie de melípona –, se norteou na transferência dos indivíduos de garrafas isca para caixa racional, que onde as colmeias se desenvolverão.

Categoria: 
Educação Ambiental

JARDIM BOTÂNICO BATE NOVOS RECORDES

Além de estudantes de unidades locais, instituição também foi visitada, entre outros, por alunos e alunas de escolas das cidades de Pirassununga (SP) e Muzambinho (MG)

Depois de bater recorde de visitações espontâneas no mês de julho, temporada de férias escolares, quando 1.025 pessoas passaram pelas instalações do Jardim Botânico de Poços de Caldas, marcando o aumento de 459,65% no comparativo com igual período de 2015, a equipe da Divisão de Educação Ambiental (DEA) da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC) fechou agosto com novo recorde, comparado ao mesmo mês do ano passado, tanto em relação à visitação espontânea, quanto em relação às visitas agendas, com uma grande novidade, a procura pelas visitas orientadas por escolas de outros municípios, como foi o caso da cidade paulista de Pirassununga e da Sul-mineira Muzambinho.

Assim, durante o mês de agosto, a equipe da DEA recebeu o total de 406 estudantes de cinco instituições de ensino e, dentre as visitações agendadas estão alunos da rede pública e particular, do ensino fundamental e do projeto "Menor Aprendiz" do SENAC/ Poços de Caldas. Em todas estas visitas, ficaram evidenciadas a preocupação e a busca por melhor conhecimento sobre o meio ambiente e a preservação.

No comparativo com o mês de agosto de 2015, quando 144 estudantes de quatro unidades educacionais locais estiveram no Jardim Botânico, a instituição registrou crescimento da ordem de 182%.

As visitações espontâneas em meses de atividade escolar também tiveram movimentação considerável tanto em agosto quanto em setembro. Enquanto no ano passado foram 147 e 200 em agosto e setembro, respectivamente, em 2016 foram 508 e 432.

Concluindo, com os registros obtidos no terceiro trimestre deste ano, a FJBPC atinge a marca de 3.598 visitantes espontâneos. Os últimos dois meses corresponderam a 940 visitas à instituição, um recorde no período sem férias.

Categoria: 
Educação Ambiental

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!