5º NATAL VERDE ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA

Nesta próxima sexta-feira, 22, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), através de sua Divisão de Educação Ambiental, irá realizar 5ª edição do Natal Verde. O evento será realizado no período das 9h às 11h, frente a galeria JHF, rua São Paulo, nº. 56, Centro (próximo a agência da Caixa Econômica Federal).

Nesta edição, os cidadãos que visitarem o estande da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas receberão um kit que conta com um chaveiro confeccionado com semente de pinhão (Araucaria angustifolia) e um marcador de página.

Além disso, a equipe da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas estará distribuindo o Guia de Espécies Ameaçadas do Planalto de Poços de Caldas e também alguns exemplares de plantas de uso terapêutico, entre elas, algumas espécies conhecidas popularmente como arnica, canfora, bálsamo, menta, boldo, boudo-miúdo, hortelã, salvia, capim-cidreira, melissa e equinácea.

Com a realização do Natal Verde 2017, a equipe da Divisão de Educação Ambiental encerra as atividades do ano e da início ao planejamento das atividades para o próximo exercício, bem como a preparação dos atendimentos durante as férias escolares.

Categoria: 
Educação Ambiental

2ª. OFICINA DE PLANTAS MEDICINAIS - JARDIM BOTÂNICO DE POÇOS DE CALDAS

Em atenção ao cumprimento da Lei Complementar n. 37/2003 e, atendendo o disposto no Estatuto e Regimento Interno da Fundação Jardim Botânico de Poços e Caldas, a Divisão de Educação Ambiental no que tange a sua competência e atribuições, busca coordenar a realização de cursos, seminários, palestras, exposições e outros eventos, bem como contribuir para a realização de atividades informativas e educativas sobre questões ambientais junto a comunidade.
 
Assim, o evento denominado “2ª. Oficina de Plantas Medicinais” promove o conhecimento no cultivo e uso destas plantas para o tratamento das mais diversas enfermidades. Traz em seu conteúdo as verdades e mitos sobre as plantas medicinais, seu uso em ambiente doméstico, cuidados e técnicas para seu plantio. Discute seus conceitos e a iniciação à Fitoterapia, as categorias de plantas, os erros e usos inadequados mais comuns.
 
Para tanto, foram convidados especialistas e profissionais da área com o propósito de transmitir conhecimento técnico cientifico através de oficinas.
 
É um curso direcionado tanto para profissionais da saúde quanto para iniciantes com interesses no cultivo destas plantas.
 

Data: 24 de novembro de 2017
 
Local: Centro de Visitantes - Jardim Botânico de Poços de Caldas
 
Rua Paulo de Oliveira, n. 320, Parque Véu das Noivas, Poços de Caldas - MG
 
Telefone para contato: (35) 3715-6054

 
PROGRAMAÇÃO - 2ª OFICINA DE PLANTAS MEDICINAIS
 
 
8h30 Credenciamento e abertura
 
9h MARIA DO SOCORRO FERNANDES MELO
Graduada em Farmácia e Dra. em Ciências Farmacêuticas
 
Introdução, características e morfologia de plantas medicinais;
Reconhecimento e Identificação de plantas medicinais;
Técnicas de preparo de algumas plantas medicinais;
 
13h30 JULIANA CARVALHO RIBEIRO
Graduada em Farmácia e Dra. em Toxicologia
 
Noções gerais sobre plantas tóxicas e fitofármacos;
O uso correto de plantas medicinais,
Cuidados no plantio, cultivo, colheita e preparo de chás.
 
ENTRADA FRANCA!
 
Público livre
 
VAGAS ESGOTADAS!

Categoria: 
Educação Ambiental

COLEÇÃO DE PLANTAS DE USO TERAPÊUTICO DO JARDIM BOTÂNICO À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas torna pública a disponibilidade de material botânico  de espécies da coleção de plantas de uso terapêutico para doação à comunidade e demais interessados por prazo determinado.

Cabe ressaltar que todas as doações, bem como coletas de material botânico dentro desta instituição, somente serão permitidas sob a supervisão de funcionários autorizados, os quais irão providenciar, quando for o caso, o devido preenchimento do termo de doação.

IMPORTANTE!

 

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas se mantém isenta de quaisquer utilidades dadas ao material adquirido, não recomendando o uso sob nenhuma hipótese.


 

Acesse a relação de espécies da coleção de plantas de uso terapêutico disponíveis no Jardim Botânico de Poços de Caldas para doação clicando aqui.

A solicitação das doações de material botânico de espécies de plantas de uso terapêutico poderão ser realizadas através do telefone (35) 3715-6054, e retiradas no Jardim Botânico de Poços de Caldas de segunda a sexta das 9h às 14h (salvo feriados e pontos facultativos).

Categoria: 
Conservação
Educação Ambiental

PROJETO DE ETNOBOTÂNICA É TEMA DE DESTAQUE EM ESTANDE NO "XIV CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE"

 
A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas - FJBPC desenvolve atividades de pesquisa, conservação, e educação ambiental sobre a flora do Planalto de Poços de Caldas. Entre os trabalhos desenvolvidos em campo e no laboratório, técnicas que visam a conservação de espécies nativas são empregadas.
 
Em Janeiro de 2017, uma nova vertente começou a ser trabalhada na FJBPC, a qual possibilitou por meio de pesquisas em literatura e também práticas, a criação e desenvolvimento do Projeto de Etnobotânica denominado “PARIPAROBA”, onde são integradas as propriedades e funções para espécies vegetais diversas, quanto ao uso místico, religioso, medicinal, culinário e artístico, por meio do  resgate cultural da região.
 
Com base nessas informações, foi organizado e produzido o estande da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas para o "XIV Congresso Nacional de Meio Ambiente" que ocorreu de 26 à 29 de setembro em Poços de Caldas - MG. O estande do Jardim Botânico de Poços de Caldas teve por objetivo apresentar uma exposição de fotos, videos e outros materiais sobre o projeto supracitado. Destaque especial para a disposição de parte da coleção de plantas vivas, cultivadas em vasos no Jardim Botânico, entre elas: Sálvia vermelha (Salvia microphylla), Atroveran (Ocimum selloi), Melissa (Lipia alba), Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata), Manjericão (Ocimum basilicum), Lavanda (Lavandula dentata), Erva Luísa (Aloysia triphylla),  Arruda (Ruta graveolens) e Arnica (Solidago chilensis).
Categoria: 
Educação Ambiental

JARDIM BOTÂNICO REALIZA DOAÇÃO DE MUDAS FLORESTAIS NO DIA MUNDIAL SEM CARRO

Com o crescimento da população, difundiu-se o uso do automóvel como meio principal de locomoção. As pessoas o utilizam para o deslocamento entre diferentes lugares, muitos deles distantes entre si. Dessa forma, o carro tornou-se parte integrante de nossas vidas, de forma que, para muitos, é difícil pensar a vida sem ele.

Esse aumento na utilização de automóveis, se facilita a vida de um lado, acarreta problemas por outro, pois aumenta o consumo de combustíveis e, consequentemente, gera mais poluentes para a atmosfera, principalmente o gás carbônico (CO2).

Em razão desse problema, foi criado o Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro. A partir daí, gradativamente vários outros lugares passaram a celebrá-la. O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel.

No Brasil, desde 2001, movimentos colocam a prática do Dia Mundial sem Carro em atividade, não tão somente deixando o uso do automóvel, mas promovendo incentivos para que as pessoas utilizem meios alternativos de deslocamento nas cidades, principalmente com o uso da bicicleta para percorrer certas distâncias. Com isso, além de emitir menos poluentes na atmosfera, também há a promoção da mobilidade urbana, o que proporciona uma melhoria na qualidade de vida para a população.

Em Poços de Caldas, o Dia Mundial sem Carro também foi celebrado sexta-feira (22) no trecho da rua São Paulo entre a rua Assis Figueiredo e a Praça Pedro Sanches, sendo interditado para carros e motos das 8h às 19h. Esta é a terceira edição do evento, que já aconteceu em 2016 e 2015.

Na ocasião, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas disponibilizou cerca de 120 mudas de espécies florestais nativas. Entre elas, destacam-se as espécies conhecidas popularmente como jabuticaba, pitanga vermelha, uváia, grumixama, palmito juçara e o ipê amarelo da serra.

Categoria: 
Educação Ambiental

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!