Bióloga doa coleção de quadros a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas

Bióloga e Ilustradora mineira, Rosane de Souza Dias preparou exposição de desenhos botânicos e aquarelas para a primavera em Poços de Caldas e doa coleção de quadros para exposição permanente no Jardim Botânico de Poços de Caldas.

A paisagem natural sul mineira, com suas estradas de ferro e as vegetações à beira dos rios e caminhos de terra batida, faz parte da memória imagética da ilustradora Rosane Souza Dias. Há dois anos, depois de mais de 40 anos vivendo entre outras paisagens, a artista retorna à Poços de Caldas e dedica sua primeira exposição individual em terras mineiras às flores que colorem as ruas e os bairros da cidade.

Em 2018 Rosane iniciou um trabalho de pesquisa e levantamento da flora urbana de Poços de Caldas, que inspirou uma série que retrata seis espécies florais características dessa cidade mineira. Com o patrocínio do DME e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto Floradas Urbanas reunirá em uma exposição, um conjunto de doze obras, produzidas em ilustração científica e aquarela.

“As flores são uma das principais referências da memória imagética dos moradores de Poços de Caldas, da mesma forma que fazem parte das lembranças das pessoas que visitam nossa cidade", destacou a ilustradora, reforçando ainda que "essa exposição servirá para despertar um olhar mais sensível e detalhista das pessoas para as cores e formas que brotam e crescem entre o concreto e o asfalto da cidade"

Entre as espécies que inspiram a ilustradora Rosane Dias, estão flores conhecidas e populares, como o jacarandá mimoso (Jacaranda mimosifolia) e o bouganville (Bougainvillea sp), além de outras que muitas vezes passam despercebidas pelos olhares cotidianos, como a bisnagueira (Spathodea campanulata).

A exposição Floradas Urbanas tem sua abertura prevista para o dia 21 de setembro de 2018, primeiro dia da primavera, e ficará até o dia 21 de outubro na galeria do Museu Histórico Geográfico de Poços de Caldas. As obras serão doadas para o acervo do Jardim Botânico de Poços de Caldas. É uma realização do Artemísia Ateliê Escola, com a produção e assessoria da Cultivo Projetos e Soluções Criativas.

Sobre Rosane de Souza Dias'

Nascida em Bom Jardim de Minas, Rosane mergulhou no mundo da ilustração cientifica durante sua formação em Biologia, realizada no Tocantins na década de 90, em meio às cores vivas e formas desconcertantes do baixo cerrado brasileiro. "Sempre desenhei tudo que via, desde a infância, mas na faculdade descobri nos registros das pesquisas e saídas à campo, uma forma de expressar essa vocação", lembra a ilustradora.

Atualmente Rosane Dias dirige o Artemísia Ateliê Escola, em Poços de Caldas, onde concentra seu trabalho de pesquisa e produção artística.