Ilustradora de livros de Erico Verissimo expõe telas no Jardim Botânico de Poços de Caldas 17/10

 

A artista Isolde Helena Brans,que há 2 anos vive em Poços de Caldas,vai expor dez obras inéditas em acrílico sobre tela na Galeria Anders Fredrik Regnell – Fundação Jardim Botânico.

Gaúcha de Porto Alegre, hoje com 88 anos, Isolde sempre foi uma mulher que esteve à frente de seu tempo. Ela insistia em contrariar seus professores no Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul produzindo trabalhos abstratos, apesar do academicismo imposto na época.

Apadrinhada por Assis Chateaubriand, foi bolsista no Instituto de Arte Contemporânea do MASP, em São Paulo. Em seguida, ela viajou para Itália com uma bolsa para estudar pintura mural –affreschi , no Istituto Statale d’Arte di Roma e mosaico em Ravena. Nesta época recebeu o prêmio ex aequo, durante a Mostra per artisti stranieri residenti in Itália, com a obra Mãe Retirante em Terracina, Itália.

De volta ao Brasil ilustrou alguns livros, entre eles, os do escritor Erico Verissimo e se dedicou a pesquisar a História da Arte Brasileira, publicando artigos e livros sobre o tema (Profetas ou Conjurados, 1982).

Sob a curadoria de Angela Caruso a artista presenteia o público com uma mostra de dez obras em acrílico sobre tela, produzidas entre os anos de 1990 e 2000. Sua estética de cores vibrantes e linhas orgânicas nas obras abstracionistas e figurativas nos dão a impressão de que elas recém saíram do cavalete de seu ateliê.

Informações:

Exposição: Isolde Helena Brans em retrospectiva

Curadoria: Angela Caruso

Vernissage: dia 17/10 às 16h –Galeria Anders Fredrik Regnell – Fund. Jardim Botânico de Poços de Caldas

Aberta ao público de 17/10 a 18/01/2020 – segunda a domingo das 9h às 15h

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!