Hippeastrum morelianum Lem.

Hippeastrum morelianum Lem. (Família: Amaryllidaceae)

 
Espécie endêmica do Brasil, nativa da região Sudeste, com ocorrência nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo algumas unidades de conservação. Habita campos rupestres e de altitude em afloramentos rochosos, é encontrada em uma área limitada, que vem sendo suprimida e degradada pelo turismo, agricultura, pastagem e fogo. Por isso, recebe a classificação de vulnerável (VU) quanto a ameaça de extinção. As populações podem apresentar um período de florescimento longo, geralmente de abril a outubro; seus indivíduos dispõem de bulbo superficial grande, folhas eretas e inflorescências com flores alaranjadas a vermelhas.
 
Referências 

Amaryllidaceae in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em: <http://www.floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB43>. Acesso em: 27 mai. 2020.

 

CNCFLORA. Hippeastrum morelianum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hippeastrum morelianum>. Acesso em: 8 jun. 2020.

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!