Jardim Botânico sediou Pré-Conferência da Pessoa com Deficiência

O Jardim Botânico de Poços de Caldas sediou, no início de setembro, a pré-conferência da Pessoa com Deficiência- evento preparatório para a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Poços de Caldas, que será realizada no dia 30 de setembro de 2021, pela primeira vez por meio de plataforma virtual, tendo como tema o “Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”.
Segundo Valdir Sementile, presidente da Fundação Jardim Botânico, cuidar das pessoas é uma das principais ações de preservação do meio ambiente. “Muitos entendem o meio ambiente apenas relacionado à flora e à fauna, quando, verdadeiramente, o ser humano é o grande beneficiado ou prejudicado nas ações relacionadas ao ecossistema. Assim, quando abrimos o espaço do Jardim Botânico para realizar eventos que tenham como proposta cuidar das pessoas, como foi essa pré-conferência, nos sentimos cumprindo a nossa missão, ainda mais em tempos onde a visitação de moradores e turistas a esse nosso local foi interrompida pela pandemia”.
Instituto A
A pré-conferência foi realizada pelo Instituto A de Apoio aos Autistas e às Famílias, entidade de utilidade pública criada em 2017, composto por 130 famílias. O trabalho desenvolvido pela instituição visa promover o acolhimento, fortalecimento de vínculo, empoderamento e geração de renda de famílias de pessoas com autismo, oferecendo oportunidade para a socialização, além de projetos para aulas de judô, música, teatro e dança, palestras, cursos e simpósios. A entidade já teve 3 demandas atendidas em forma de projetos de lei (inclusão do Dia do Autismo no calendário oficial da cidade; inclusão do símbolo do autismo na placa de preferencial; carteirinha do autista ciptea).