Para que servem os Jardins Botânicos?

    Os Jardins Botânicos (JB) desempenham um papel relevante e vital na conservação vegetal, porém, sem uma atuação ativa em um processo educacional, os JB se tornam incapazes de atingirem suas metas. Um dos objetivos essenciais na instituição é a educação e conscientização para com a importância das plantas na vida dos seres humanos e no ecossistema global. Ao chamar a atenção para as ameaças que os vegetais e os habitat enfrentam, os jardins botânicos podem conduzir a sociedade a pensar em formas de proteção da biodiversidade. (REDE BRASILEIRA DE JARDINS BOTÂNICOS, 2004).

   A educação ambiental (EA) envolve a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e competências vinculadas à conservação e comprometimento com problemas futuros. Buscando assim, uma maior harmonia do ambiente da vida. Um dos princípios básicos na EA é o reconhecer que a proteção da diversidade de todas as formas de vida é essencial para a sobrevivência também dos seres humanos. (GENEBALDO FREIRE DIAS, 2004)

Essa visão educacional deve estar atrelada a situações pedagógicas, onde alunos, professores e comunidade sejam capazes de tecer relações culturais e históricas com o a biodiversidade a sua volta. (PHILIPPI JUNIOR E PELICIONE,2002) Lembrando, assim, que os Jardins Botânicos, apesar da amplitude planetária de seus objetivos e perspectiva, têm nas realidades locais a base para sua atuação.

     O Jardim Botânico de Poços de Caldas tem como uma de suas metas a preservação da flora, em especial do planalto local e regional através de pesquisas, educação ambiental e manutenção de uma coleção, em observação aos preceitos legais e científicos, contribuindo para meta global de manutenção da biodiversidade para as futuras gerações.

     A fim de alcançar este pressuposto, foram criados Viveiros no Jardim Botânico. Neste espaço são produzidas plantas que são observadas e acompanhadas rigorosamente, desde a coleta das sementes (preocupação com a matriz), sua propagação e acompanhamento da planta até seu destino final. Além disto, o viveiro busca resgatar e reproduzir espécies nativas, em especial as que se encontram no planalto de Poços de Caldas e em listas de espécies ameaçadas. As plantas e sementes coletadas na natureza são cultivadas e beneficiadas para que componham, em um futuro próximo, as coleções de plantas do Jardim Botânico de poços de Caldas, para a conservação da biodiversidade.

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!