Jardim Botânico apoia 38ª Exposição Nacional de Orquídeas de Poços de Caldas

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, com base no convênio celebrado com o Círculo de Orquidófilos de Poços de Caldas em novembro de 2009, garante o apoio financeiro para a realização da 38ª Exposição Nacional de Orquídeas de Poços de Caldas, a se realizar nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2010, no Espaço Cultural da URCA.

O Convênio tem por objetivo desenvolver atividades de cooperação técnica e capacitação de pessoal entre a FJBPC e o Círculo de Orquidófilos, visando a implantação e manutenção do Orquidário do Jardim Botânico de Poços de Caldas, através de bancos de biodiversidade, de coletas, da produção e cultivo de mudas de espécies no Núcleo de Produção, Cultivo e Propagação Vegetal do Jardim Botânico, visando a conservação deste recurso florístico.

Dentre as obrigações do Jardim Botânico está a promoção de encontros, seminários e exposições sobre tópicos de interesse mútuos, considerados de relevância para o desenvolvimento de suas atividades, dentre elas o apoio para a participação do círculo em exposições fora de Poços de Caldas, e a garantia de realização da exposição em nossa cidade.

Neste sentido a FJBPC já repassou cerca de R$ 2.440,00, como subsídio para despesas com locomoção garantindo a participação do Círculo em 12 exposições em diversas cidades da região. Apoiou também a realização da exposição de orquídeas valquirianas em Poços de Caldas, em 04, 05 e 06 de junho, com o patrocínio do material de divulgação com o valor aproximado de R$ 1.900,00.

Agora, com o caráter de contrapartida, o Círculo como anfitrião, receberá expositores de todo o país na Exposição Nacional de Poços de Caldas, e o Jardim Botânico patrocina a hospedagem e alimentação destes expositores, alem da divulgação do evento, com recursos da ordem de R$ 15.000,00.

A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, como interveniente do convênio garante o repasse de recursos para a execução destas ações, que já somam até o presente momento, cerca de R$ 19.340,00.

A Prefeitura também apoia o evento, através da Secretaria de Turismo, com a cessão do Espaço Cultural da URCA, para realização desta importante exposição.

Por outro lado, o Círculo de Orquidófilos, contribui com a política ambiental do Município e com as atividades do Jardim Botânico, disponibilizando pessoal técnico e filiados do Círculo de Orquidófilos para o cultivo, propagação e produção de espécies.

Orienta e capacita a equipe de funcionários, pesquisadores (internos e externos), estagiários e prestadores de serviço para as atividades do Orquidário do Jardim, cultiva espécies de interesse para sua conservação, produz mudas, resgata e coleta exemplares, e doa orquídeas para as Coleções do Jardim Botânico.

ACS/FJBPC