COMPLEXO DE CAPTAÇÃO É INAUGURADO NESTA QUINTA

Evento marca a abertura da “1ª Reunião de Jardins Botânicos de Minas Gerais”, terá assinatura de protocolo de intenções com a Secretaria de Educação e lançamento do guia de espécies ameaçadas

 

Durante cerimônia marcada para às 9h desta quinta-feira, 30, no Centro de Visitantes da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), localizada à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste do município Sul-mineiro, a instituição marcará o encerramento do semestre com diversos eventos, sendo o principal deles a inauguração do Complexo de Captação e Reservação de Água “José Aurélio Vilela”, que congrega um conjunto de lagos ornamentais e projeto paisagístico no seu entorno.

Dentre as autoridades e demais presentes, que serão recepcionados pelo presidente da FJBPC, Jorge Jabur, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, a presidente da Câmara de Vereadores, Regina Cioffi, e a esposa do homenageado, Célia Maria de Freitas Vilela.

O evento também marca a abertura da “1ª Reunião de Jardins Botânicos de Minas Gerais”, que se estenderá até a manhã da sexta-feira, 1º de julho, visando a aproximação dos profissionais que atuam nessas instituições, bem como a troca de experiências.

Além dos profissionais da FJBPC, esta reunião deverá ter a participação de representantes da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Jardim Botânico de Inhotim. Ao final do encontro, os participantes irão elaborar e assinar uma Carta de Cooperação Mútua.

Ainda durante a cerimônia, a FJBPC assinará protocolo de intenções com a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, o qual se norteia em realizar cooperação técnica, científica, educacional e cultural, visando o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos, o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.

Também será oficializado, na manhã desta quinta-feira, o lançamento da 1ª edição do guia de espécies ameaçadas do Planalto de Poços de Caldas, material amplo desenvolvido pela equipe técnica da instituição e publicado pela FJBPC.

Conforme destacado na própria publicação, não se trata de uma obra aprofundada em botânica, mas, sim, uma contribuição da Fundação Jardim Botânico à população do Planalto de Poços de Caldas, bem como aos interessados na conservação da biodiversidade regional.

Categoria: 
Projetos Especiais

JARDIM BOTÂNICO OBTÉM SUCESSO NA PRODUÇÃO DE ESPÉCIES AMEAÇADAS

Trabalho desenvolvido pelo Departamento Técnico-Científico buscar tirar espécies da lista vermelha

Desde o ano passado, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, instituição de administração indireta da prefeitura do município Sul-mineiro, realiza trabalhos a fim de preservar as espécies da flora do Planalto de Poços de Caldas que estão ameaçadas de extinção. A equipe do Departamento Técnico-Científico, através de metodologias, visa tirar da lista vermelha as 14 espécies encontradas dentro do Planalto que estão em risco de desaparecimento.

A primeira fase deste trabalho foi identificar e catalogar estas espécies, incluindo seu mapeamento com o auxílio de um GPS. Posteriormente, foi iniciada a coleta de sementes destas espécies para a produção de mudas, muitas destas coletas são realizadas no município de Caldas. No caso das pteridófitas (samambaias), a equipe faz a coleta da própria planta, com a retirada de seus esporos, parte da samambaia usada para germinação, e levada para multiplicação no laboratório de cultivo in vitro da FJBPC.

Os trabalhos começaram no segundo semestre do ano passado, desde então a instituição vem obtendo considerável sucesso na produção de mudas de 9 espécies: o cedro-rosa, cedrinho-do-brejo, palmito-juçara, canela-sassafrás, pinheiro-brasileiro, catuabinha-do-campo e Sinningia striata (sem nome popular). Entre as pteridófitas, a Dicksonia sellowiana (xaxim verdadeiro)eaCheilanthes regnelliana (sem nome popular) foram as que conseguiram ser desenvolvidas.O próximo passo é usar estas mudas nos plantios de recuperação de áreas degradadas e a reintrodução na natureza.

Para conhecimento dessas espécies, o Jardim Botânico também irá lançar, em breve, um guia fotográfico com todas as 14 espécies ameaçadas para que haja colaboração da comunidade na preservação e conservação ambiental.

Instituição

Localizado à Rua Paulo de Oliveira, 320, Parque Véu das Noivas, zona Oeste de Poços de Caldas, o Jardim Botânico está aberto para visitas gratuitas de segunda a domingo das 10h às 16h, inclusive aos feriados.

A região é atendida pela linha Véu das Noivas/Vale das Antas da Circullare, concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros, com saídas da esquina da Avenida Francisco Salles com a Rua Rio Grande do Sul a cada hora a partir das 6h20.

A instituição poços-caldense é destaque no cenário nacional, sendo detentora de considerável coleção de samambaias do país, bem como de orquídeas, antúrios, além de vasta propagação de espécies da flora do Planalto de Poços de Caldas e abrigar de um dos mais modernos e bem equipados laboratórios de manejo vegetal e cultivo “in vitro” do interior do Brasil.

Visitação

Tanto para a visitação orientada de grupos às instalações do Jardim Botânico de Poços de Caldas, quanto para a visita da Divisão de Educação Ambiental, através do “Jardim Botânico Vai à Escola”, projeto que faz parte do Programa Permanente de Educação Ambiental “Cultivando Minha Cidade”, o responsável pela unidade educacional pode entrar em contato para agendamento pelo telefone (35) 98427-2036 ou pelo e-mail educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.br, diretamente com a Divisão de Educação Ambiental.

Categoria: 
Conservação
Pesquisa
Projetos Especiais

FJBPC É DESTAQUE EM PUBLICAÇÃO DA FUNDAÇÃO ZOO-BOTÂNICA DE BH

Engenheiro florestal destaca a parceria com instituição de poços-caldense desde a escolha da área para sua instalação

 

A edição online de ontem, 02, da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), instituição da administração indireta da prefeitura da capital mineira, destacou a visita realizada, na última quarta-feira, 27, pelo diretor Administrativo-Financeiro, Bruno Figueiredo, e pelo assessor de Comunicação Social, P. A. Ferreira, representantes da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição da administração indireta da prefeitura do município Sul-mineiro, às suas instalações.

Com seus 25 anos de criação, a FZB-BH registra considerável experiência e sucesso na propagação de indivíduos tanto da flora regional quanto de outros biomas, além de abrigar vasto número de animais em seu zoológico, criado na década de 1950.

Na oportunidade, acompanhados pelo engenheiro florestal Fernando Fernandes, os delegados do Sul de Minas se reuniram com profissionais da área botânica para conhecer e discutir problemas em comum que são enfrentados no dia a dia, trocar experiências, traçar projetos e programar novos encontros.

Os representantes da instituição do Sul de Minas também visitaram as diversas estufas, conheceram o banco de sementes, os jardins temáticos, as estruturas e os arboretos.

Novos encontros e visitas devem ser agendados para acontecer até o mês de setembro deste ano.

Leia a íntegra da matéria publicada na edição online da FZB-BH através do link http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=233256&pIdPlc=&app=salanoticias.

Categoria: 
Educação Ambiental
Projetos Especiais

TÉCNICOS DO JARDIM BOTÂNICO PARTICIPAM DO ESPECIAL “CAMINHOS DE REGNELL”

Programa conta a vida do médico sueco e o trabalho do Jardim Botânico no reconhecimento de sua contribuição para a região

O programa Terra da Gente, exibido pela EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo, apresentou, no início do mês, o especial “Caminhos de Regnell”, retratando a vida do médico sueco e botânico entusiasta Anders Fredik Regnell que deixou grande legado para a região sobre a flora do Planalto de Poços de Caldas.

Através de entrevistas e imagens captadas na Pedra Branca, em Caldas, o programa retrata a chegada do médico ao Brasil, e depois à região, sua trajetória e o fascínio pela botânica.

De modo detalhado, a produção refaz os caminhos percorridos por Regnell, a procura de espécies até então desconhecidas e que pudessem divulgar a rica biodiversidade da flora do Brasil e, assim, enriquecer museus e jardins botânicos com novos conhecimentos e informações, bem como incentivar e apoiar o desenvolvimento científico.

Todavia, “Caminhos de Regnell” não trata apenas de botânica, mas, aborda o trabalho do sueco como médico, o que o tornou popularmente conhecido como Dr. André nos arredores de Caldas, e as espécies em sua homenagem que mantém viva a memória e importância de Regnell para a região.

O diretor do Departamento Técnico-Científico da FJBPC, João Paulo de Lima Braga, o biólogo e curador do Herbário que traz o nome do naturalista, Éric Arruda Williams, e o auxiliar técnico da instituição, Éderson Godoy, bem como o jornalista poços-caldense Roberto Tereziano, que conhecem a história e realizam pesquisas sobre as espécies encontradas por Regnell, recepcionaram a equipe de TV e a acompanhou nas capturas de imagens em Caldas, em especial, na Pedra Branca e em falaram sobre a vida e a pesquisa de Regnell.

“Caminhos de Regnell” pode ser assistido ou revisto através do link http://redeglobo.globo.com/sp/eptv/terradagenteeptv/videos/t/edicoes/v/belezas-de-pedra-branca/4790744/.

Fotos: TVMinas.com – Éderson Godoy/Blog Verdenovo e Blog Milta Barbosa

Categoria: 
Conservação
Pesquisa
Projetos Especiais

FJBPC REALIZA ‘II SEMANA DO TRABALHADOR’

Ponto alto da programação deverá ser a doação de sangue na sede do Hemominas Poços. Orientação sobre animais peçonhentos, segurança e medicina do trabalho, compulsividade são alguns temas

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), instituição da administração indireta da prefeitura de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, realiza, a partir da próxima segunda-feira, 25, até a sexta-feira, 29, a II Semana de Segurança do Trabalhador da instituição.

O evento se norteará na revisão do plano estratégico, biênio 2014/2016, e que será executado ao longo de 2016, bem como capacitar a equipe da FJBPC para possíveis emergências e incidentes que possam acontecer na área do Jardim Botânico com integrantes da própria equipe e, principalmente, com seus visitantes.

Assim, entre os dias 25 e 29 de janeiro, não haverá expediente externo no período da tarde, uma vez que toda equipe estará envolvida com a programação que prevê, além da revisão do planejamento estratégico; palestra e treinamento a respeito de ofídios, aracnídeos e insetos; Noções Básicas de Segurança e Medicina do Trabalho; orientações sobre compulsividade; visitação às Thermas Antonio Carlos; e na manhã da sexta-feira, 29, doação de sangue no Hemominas de Poços de Caldas, conforme demonstrado no quadro abaixo.

A programação da II Semana do Trabalhador da FJBPC seguirá o seguinte calendário:

Data

Horário

Evento

Realização

25/01

13h às 16h

Revisão do Planejamento Estratégico 2014/2016

Luiz José Motta

26/01

13h às 15h

Revisão do Planejamento Estratégico 2014/2016

Luiz José Motta

26/01

15h às 16h

Integração entre funcionários

Luiz José Motta

27/01

13h30 às 14h30

Compulsividade

Michela Godoy – psicóloga

27/01

15h às 16h

Noções Básicas de Segurança e Medicina do Trabalho

Érika Flávia – engenheira do Trabalho

28/01

14h às 16h

Palestra e orientação sobre aracnídeos, ofídios e insetos e como agir em caso de ataque.

José Henrique Cunha Santos (Fafi), Guarda Verde, ambientalista e chefe do 103º Grupo Escoteiro Pinheiro

29/01

09h

Doação de Sangue

Hemominas

29/01

13h às 17h

Visitação às Thermas Antonio Carlos

Jussara Marrichi – coordenadora das termas

Categoria: 
Projetos Especiais

Valid XHTML 1.0 StrictCSS válido!