Boletim Departamento Técnico-Científico

FUNDAÇÃO JARDIM BOTÂNICO DE POÇOS DE CALDAS PROMOVE O 2º CURSO DE CRIAÇÃO E MANEJO DE ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO

FAÇA SUA INSCRIÇÃO. CLIQUE AQUI...

VAGAS ESGOTADAS

FJBPC ABRE INSCRIÇÕES PARA EVENTO NO DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

INSCRIÇÃO - CLIQUE AQUI!

VAGAS ESGOTADAS

JARDIM BOTÂNICO DE POÇOS DE CALDAS DESENVOLVE PROJETO DE PESQUISA EM PARCERIA COM A UNIFAL-MG

Por Elidio Monteiro Junior - ACS FJBPC

Nesta Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas teve o prazer em receber em suas instalações, a equipe de professores e alunos da UNIFAL-MG, que desenvolvem um projeto de pesquisa em parceria com o FJBPC, denominado“Avaliação da Inoculação com Insumos Biológicos na Produção de Mudas de Espécies Arbóreas”, sob a responsabilidade do Professor Thiago Correa de Souza – UNIFAL – Campus Alfenas e Professor Romero Francisco Vieira Carneiro – UNIFAL Campus Poços, com a colaboração da mestrando do Programa de Graduação em Ciências Ambientais da UNIFAL, Mariela Regina da Silva Pena e Leticia Aparecida Bressanin e também Kaique Melotto Freitas Scalco – TCC UNIFAL – MG e Marco Aurélio Perbone Souza – Projeto Científico de Extensão.

Professor Romero Francisco Vieira Carneiro – UNIFAL Campus Poços de Caldas.

Em conversa com Prof. Romero, ele relatou sobre o projeto em desenvolvimento, a importância dele com relação às espécies arbóreas ameaçadas de extinção e a preocupação em criar meios de estratégia para se produzir mudas mais sadias e resistentes, para quando forem levadas a campo para serem replantadas, apresentarem tais características.

Esses insumos biológicos, são fungos que foram inoculados no substrato de espécies Cedrela Odorata – Cedro Cheiroso, com a finalidade de auxiliar e realizar uma associação com as raízes, auxiliando numa maior captação de nutrientes, para com isso reduzir a aplicação de fertilizantes.

Foram realizadas medições de parâmetros fisiológicos através de suas folhas, para analisar os resultados que essa inoculação (fungos) trouxeram de benefício para a planta. Para isso, foram utilizados equipamentos Medidor de trocas gasosas e Medidor da fluorescência da clorofila, que são aparelhos, que juntos, dão um diagnóstico da eficiência da fotossíntese, sob efeito dos tratamentos microbiológicos.

Prof. Romero enfatiza o apoio imprescindível da FJBPC, que oferece todo o suporte para que estes projetos de pesquisa científica sejam realizados, com o intuito da troca de conhecimento.

Equipe de pesquisadores da UNIFAL-MG e JBPC. Da esquerda para a direita: Jacqueline Afonso Ribeiro de Paula – Responsável pelo laboratório de cultivo in vitro, Leticia Aparecida Bressanin, Marco Aurélio Perbone Souza, Kaique Melotto Freitas Scalco, Mariela Regina da Silva Pena, Professor Thiago Correa de Souza, Professor Romero Francisco Vieira Carneiro e Eric Arruda Willians – Diretor Técnico do JBPC.

Maiores informações:

thiago.souza@unifal-mg.edu.br

romero.carneiro@unifal-mg.edu.br

COLEÇÃO DE PLANTAS DE USO TERAPÊUTICO DO JARDIM BOTÂNICO À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas torna pública a disponibilidade de material botânico  de espécies da coleção de plantas de uso terapêutico para doação à comunidade e demais interessados por prazo determinado.

Cabe ressaltar que todas as doações, bem como coletas de material botânico dentro desta instituição, somente serão permitidas sob a supervisão de funcionários autorizados, os quais irão providenciar, quando for o caso, o devido preenchimento do termo de doação.

IMPORTANTE!

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas se mantém isenta de quaisquer utilidades dadas ao material adquirido, não recomendando o uso sob nenhuma hipótese.

Acesse a relação de espécies da coleção de plantas de uso terapêutico disponíveis no Jardim Botânico de Poços de Caldas para doação clicando aqui.

A solicitação das doações de material botânico de espécies de plantas de uso terapêutico poderão ser realizadas através do telefone (35) 3715-6054, e retiradas no Jardim Botânico de Poços de Caldas de segunda a sexta das 9h às 14h (salvo feriados e pontos facultativos).