Conteúdos Recentes
Produzimos e oferecemos mudas de árvores nativas e de plantas de uso medicinal, alimentício e cultural. As regras de liberação estão disponíveis para acesso neste link para as mudas de árvores nativas e neste outro link para as mudas de plantas de uso medicinal, alimentício e cultural. Qualquer contato para este assunto pode ser feito através do e-mail mudas.jbpocos@gmail.com.
Saiba mais sobre este assunto aqui.
Realizamos diversas atividades de campo como a coleta de plantas para herborização, coleta de sementes para pesquisa e produção de mudas, coletas de plantas nativas para plantá-las e conservá-las em nosso jardim, além do monitoramento de áreas de vegetação nativa da região.
Saiba mais sobre este assunto aqui.
Mantemos diversas coleções de plantas vivas com o intuito de pesquisa, conservação e educação ambiental. Nossas coleções são as seguintes: Arboreto, Cactário, Coleção de Suculentas, Coleção "Campos de Altitude", Coleção "Pedra Branca", Coleção Etnobotânica, Estufa de Bonsais, Estufa Orquidário, Estufa Samambaia e Estufa Tropical.
Saiba mais sobre este assunto aqui.
Herbário é uma coleção de plantas ou de fungos, ou de parte desses, preservados para estudos destes seres vivos de uma determinada região. Serve para documentação da diversidade vegetal e fúngica, o que funciona como fundamento para pesquisas de diversas áreas do conhecimento.
Saiba mais sobre este assunto aqui.
O Laboratório de Manejo Vegetal “Décio Moraes Ribeiro” e o Laboratório de Cultivo in vitro “Guilherme Moraes Ribeiro” têm o propósito de propagar espécies botânicas, encontradas principalmente no Planalto de Poços de Caldas. Nossos laboratórios possuem parcerias com instituições de ensino, onde são realizados projetos de pesquisa relacionados à conservação da flora da Mata Atlântica. Neles são realizados beneficiamento, testes, pesquisas e armazenamento de sementes, além de técnicas de propagação microscópica de plantas em meio artificial (micropropagação).
Saiba mais sobre este assunto aqui.
Um meliponário é um conjunto de colméias de abelhas da tribo Meliponini, e seu objetivo é difundir os conhecimentos sobre as abelhas nativas, mostrando a importância da conservação e proteção desses insetos, com funções necessárias e precisas para a manutenção da biodiversidade e dos recursos naturais.
Saiba mais sobre este assunto aqui.
Um dos objetivos do nosso jardim botânico é a realização de pesquisas científicas, com enfoque na flora regional. Assim, realizamos pesquisas relacionadas a levantamentos de plantas de áreas de vegetação nativa; monitoramento de populações de espécies de plantas, principalmente aquelas ameaçadas de extinção; análise dos prejuízos provocados pelos seres humanos que prejudicam as plantas; educação ambiental, dentre outros temas.
Saiba mais sobre este assunto aqui.
Acesse nosso Programa de Estágio aqui.
Acesse nosso Programa de Voluntáriado aqui.
De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 15h00.
De terça a sexta-feira, das 09h00 às 14h30.
R. Paulo de Oliveira, n° 320, Parque Veu das Noivas, Poços de Caldas - MG