Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas


A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas visa contribuir com a conservação da biodiversidade, principalmente no que se refere à flora do Planalto de Poços de Caldas, através da educação ambiental, pesquisa científica, manutenção de coleções botânicas e aproximação com a comunidade, no intuito de melhorar a qualidade socioambiental regional.

fjbpc

Visão

“Atuar na conservação da flora, em especial a do Planalto de Poços de Caldas e região, através da pesquisa, educação ambiental e manutenção de um acervo, em observação aos preceitos legais e científicos, contribuindo para a meta global de manutenção da biodiversidade para as futuras gerações.”

Missão

“Ser  referência em educação ambiental, pesquisa, conservação e manejo de plantas, com ênfase na flora regional.”

História

A Instituição começou a ser idealizada em dezembro de 2001 como parte de ações integradas para gestão ambiental em Poços de Caldas. Neste primeiro momento pensava-se o Jardim Botânico apenas como um órgão ligado à administração pública municipal que pudesse concentrar todas as providências relativas à manutenção de Parques e Jardins, Unidades de Conservação e Implantação de Parques em áreas de propriedade da Prefeitura.

No entanto, o Jardim Botânico foi criado como uma autarquia, na modalidade de Fundação de Direito Público, através da Lei Complementar n. 37 ( em agosto de 2003), que tem por competência principal gerir e implantar o Jardim Botânico de Poços de Caldas, e em caráter secundário gerir as unidades de conservação do Município, além de executar as políticas públicas de gestão ambiental no âmbito da Administração Pública Municipal.

O início das atividades se deu em 11 de outubro de 2003 com a publicação do Estatuto da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas e a nomeação de seu primeiro Presidente e de seu Conselho Curador. Teve sua sede provisória nas Thermas Antônio Carlos até 01 de maio de 2008, quando passou a operar na sua área, e em sede própria, na Rua Paulo de Oliveira , 320 – Pq. Véu das Noivas.

Em 06 de novembro de 2009 inaugura seu Núcleo de Cultivo, Produção e Propagação Vegetal, iniciando seu programa de conservação neste viveiro modelo para os demais jardins botânicos no Brasil. Em setembro de 2010 concluiu as edificações pioneiras, constituídas pelo Laboratório de Pesquisas, Centro de Visitantes, Administração, Villa dos Pesquisadores (alojamento).

Neste ano , precisamente em 24 de fevereiro, o Jardim Botânico de Poços de Caldas obteve seu registro e enquadramento junto ao Ministério do Meio Ambiente, de acordo com as normas do CONAMA, sendo reconhecido como modelo de jardim botânico para outras instituições.

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 15h00.

Horário de visitação

De terça a sexta-feira, das 09h00 às 14h30.

Endereço

R. Paulo de Oliveira, n° 320, Parque Veu das Noivas, Poços de Caldas - MG