Conteúdos Recentes
São realizadas coletas de plantas e fungos ou partes destes, normalmente contendo suas partes reprodutivas, como flores e esporos, com o objetivo de herborização, processo que preserva estes materiais. O intuito da herborização é registrar a flora e a micota de um determinado local, o que contribui para identificação e levantamentos de espécies, reconstituição da vegetação, entre outras atividades.
Durante o processo, a equipe realiza a coleta de materiais botânicos sempre reunindo informações relevantes sobre eles, como a localização, altura, presença de flores, espécie, entre outras. As coletas são realizadas através do corte com tesoura específica para poda, pá ou sacho quando deseja-se extrair inclusive raízes, ou ainda, quando é o caso de uma árvore com um porte que não permite o alcance, utiliza-se uma ferramenta denominada “podão”, um conjunto de hastes acopláveis com uma tesoura na extremidade superior, a qual é acionada por uma corda. Por fim, a equipe armazena o material coletado de forma adequada e o transporta para a instituição, onde se inicia o processo de herborização.
Figura 1. A) Coleta de estruturas botânicas B) Material botânico coletado em campo para montagem de exsicatas. Autor: Jerônimo Schultz.
São realizadas coletas de sementes de plantas, sobretudo das árvores nativas da região de Poços de Caldas, com o intuito de realizar estudos, como testes de armazenamento e germinação, e também produzir mudas para aquisição por parte da sociedade em geral.
Nela, a equipe realiza a coleta de materiais botânicos sempre reunindo informações relevantes sobre eles, como a localização, altura, presença de flores, espécie, entre outras. A coleta pode ser realizada diretamente através de tesoura específica para poda ou, quando é o caso de uma árvore com um porte que não permite o alcance, utiliza-se o “podão”. Por fim, a equipe armazena as sementes de forma adequada e as transporta para a instituição, onde se iniciam testes para pesquisas científicas ou processos de beneficiamento para produção de mudas.
São realizadas coletas de plantas nativas da região do planalto de Poços de Caldas com o intuito de realizar a conservação ex situ de espécies vegetais. Mais precisamente, tais plantas são retiradas de seu habitat natural e levadas para o jardim botânico, para serem propagadas nas instalações da instituição. Isto é realizado para a conservação genética da população vegetal, caso ocorra a destruição de seu habitat natural devido às atividades antropogênicas.
Além das coletas de materiais botânicos para as finalidades citadas anteriormente, a FJBPC realiza outras atividades em campo como levantamentos florísticos, relatórios e estudos sobre a transformação de fragmentos de vegetação nativa de Poços de Caldas ao longo do tempo e também sobre como os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente afetam os ecossistemas regionais, principalmente no quesito da flora.
De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 15h00.
De terça a sexta-feira, das 09h00 às 14h30.
R. Paulo de Oliveira, n° 320, Parque Veu das Noivas, Poços de Caldas - MG