Herbário


Histórico

O herbário da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, denominado Anders Fredrik Regnell (AFR), iniciou suas atividades em 2010. Recebeu este nome em homenagem ao médico e botânico sueco, Anders Fredrik Regnell, que viveu 43 anos em Caldas-MG, realizando o estudo e catalogação das plantas e animais da região, sendo responsável pela classificação de mais de 2000 espécimes, organizando um dos maiores estudos botânicos realizados até hoje no Brasil.

 

Figura 1 - Retrato, casa e espécimes tipo recolhidos por Anders Regnell - a. retrato em grafite de Anders Regnell, A). Retrato em grafite de Anders Regnell, autoria desconhecida, com sua rubrica pessoal, item da coleção do herbário Regnelliano; B). Casa e rua onde Regnell e rua onde viveu em Caldas, MG, Brasil. Foto de S. Henschen (digitalizada de Dahlgren 1962). Espécimes-tipo de plantas coletadas na região de Caldas - C) Abutilon peltatum K. Schum.; D) Vochysia magnifica Warm.; E) Ipomoea malvaviscoides Meisn. Espécimes vegetais da coleção do herbário Regnellian e foram digitalizados respectivamente por Johannes Lundberg (S), Daniel Andersson (S), e Gunilla Lehman (S). Autor: Karin dos Santos

O que é um Herbário?

Herbário - do latim herbarium - é o nome empregado para designar uma coleção de plantas ou de fungos, ou de parte desses, preservados a partir de técnicas específicas cientificamente estudadas. Os herbários são prioritariamente utilizados para estudos da flora ou micota de uma determinada região, país ou continente, com enfoque na morfologia, taxonomia, biogeografia, história e outros campos do conhecimento.

Em outras palavras, herbário é uma coleção dinâmica de espécimes de fungos ou de plantas, de modo geral desidratados ou preservados em meio líquido, destinada a servir como documentação da diversidade vegetal e fúngica. Entre outras finalidades, os herbários são utilizados para:

  • Identificação de espécimes de plantas e fungos desconhecidos, pela comparação com outros espécimes da coleção herborizada, previamente identificados por especialistas;
  • Inventário da flora ou da micota de uma determinada área; 
  • Reconstituição da vegetação e da micota e uma região; 
  • Avaliação da ação do homem, da poluição ou do efeito de eventos e perturbações naturais na vegetação e na micota de uma área específica;
  • Reconstituição de caminhos percorridos por naturalistas, botânicos ou coletores, e de parte de suas histórias de vida.

Desta forma, muitos dados podem ser obtidos no manuseio do material herborizado, ou nas consultas às informações contidas nas etiquetas dos exemplares, disponíveis em bancos de dados, muitos dos quais online ou em fichários nos próprios herbários.

Figura 2. A) Coleta de estruturas botânicas B) Material botânico coletado em campo para montagem de exsicatas. Autor: Jerônimo Schultz.

Sobre o Herbário AFR

O Herbário Anders Fredrik Regnell (AFR) documenta, por meio de exsicatas e spirit (em meio líquido), a diversidade de plantas (vasculares e avasculares) e fungos com ênfase na flora do Planalto de Poços de Caldas e região. A maior parte do seu acervo é composto por exemplares das fitofisionomias da Mata Atlântica, sendo essas Campo de Altitude, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Mista. O herbário também tem a responsabilidade de evidenciar e atualizar a ocorrência das espécies regionais sobre algum grau de ameaça a partir da sua base de dados, servindo assim como uma importante ferramenta na conservação.

3. A) Exsicata Sinningia striata (Fritsch) B) Exsicata Anemopaegma arvense (Vell.) Chautems; C) Exsicata Mandevilla coccinea (Hook. & Arn.) Woodson Autor: Jerônimo Schultz.

O acervo do Herbário AFR conta hoje com mais de 5700 espécimes em forma de exsicatas, divididos em 166 famílias botânicas, 635 gêneros e 1110 espécies. A coleção de fungos possui mais de 200 coletas, divididas em 20 famílias com 41 gêneros e 38 espécies identificadas. Sua coleção Spirit com aproximadamente 260 coletas sendo essa focada principalmente na família orchidaceae, com mais de 218 coletas e 117 espécies identificadas. Além disso, seu acervo possui registros de espécies etnobotânicas coletadas desde a sua fundação.

 

Figura 4. A) Chromolaena laevigata (Lam.) R.M.King & H.Rob.B) Mandevilla longiflora (Desf.) Pichon C) Isabelia virginalis Barb.Rodr. vistas em microscópio estereoscópio. Autor: Jerônimo Schultz.

Em 2018, o Herbário AFR passou a fazer parte do Banco de Dados do Index Herbariorum (banco de dados dos principais herbários públicos do Mundo), sediado no Jardim Botânico de Nova York. O Herbário também possui parceria com o JBRJ - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e vem utilizando desde 2021 o sistema JABOT - Banco de Dados da Flora Brasileira, que permite a padronização e disponibilização dos dados de seu acervo de forma virtual. Além disso, hoje o herbário faz parte do INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos junto aos principais herbários do Brasil.

Atividades realizadas

  • Coletas em campo;
  • Herborização e montagem de exsicatas;
  • Identificação botânica;
  • Monitoramento de populações vegetais;
  • Pesquisa científica;
  • Levantamento das espécies da flora regional sobre algum grau de ameaça;
  • Educação Ambiental.

Figura 5. A) Identificação botânica por microscopia; B) Montagem de exsicata. Autor: Jerônimo Schultz.

Infraestrutura

A estrutura do Herbário AFR conta com acervo climatizado e esterilizado em condições fixas para o armazenamento de exsicatas, material para armazenamento em spirit (meio líquido), microscópio estereoscópio, biblioteca direcionada a identificação botânica, equipamentos para coleta em campo e montagem de exsicatas.

Figura 6. A) Coleção Spirit (meio líquido); B) Acervo Herbário AFR Autor: Jerônimo Schultz

Visitação e Pesquisa Científica

Com agendamento prévio, o acervo do herbário pode ser consultado e manuseado para fins científicos e pedagógicos por pesquisadores e instituições de ensino. O agendamento deve ser feito junto à curadoria utilizando o termo de visita e sendo encaminhado ao e-mail de contato. O termo de visita pode ser acessado aqui.

Contato:

E-mail: afr.fjbpc@gmail.com

Curador: Jerônimo Schultz da Silva

Referências:

  • Manual de procedimentos para herbários [recurso eletrônico]/ organizadoras: Ariane Luna Peixoto e Leonor Costa Maia ; [escritos]: Pedro da Costa Gadelha Neto... [et al.] – Recife : Ed. Universitária da UFPE, 2013. ISBN 978-85-415-0267-2
  • Santos, K; Brazilian plant specimens at the Regnellian herbarium: history and repatriation. Swedish Museum of Natural History, Department of Botany, P.O. Box 50007, SE-10405, Stockholm, Sweden. Rodriguésia 67(4): 879-892. 2016.

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 15h00.

Horário de visitação

De terça a sexta-feira, das 09h00 às 14h30.

Endereço

R. Paulo de Oliveira, n° 320, Parque Veu das Noivas, Poços de Caldas - MG