Retrospectiva 2024 da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas

Categoria: Geral

Publicação:
Última modificação: 17/12/2024 09:31
Compartilhe:
Retrospectiva 2024 da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas
Conquistas e agradecimentos

O ano de 2024 foi repleto de avanços para o Jardim Botânico de Poços de Caldas, consolidando ainda mais seu papel como referência em conservação da biodiversidade, pesquisa científica e educação ambiental. Confira os principais marcos:

Educação ambiental:

  • Lançamento do Projeto Político e Pedagógico da Fundação, consolidando os pilares da educação ambiental da instituição;
  • Atualização do sistema de agendamento para instituições escolares por meio do novo site, que também trouxe maior visibilidade às atividades do Jardim Botânico.
  • Recepção de 33 escolas (1.103 alunos),  além de 1.900 visitantes, totalizando 3.003 visitas, onde destaca-se 107 estrangeiros vindos de países como Estados Unidos, Colômbia e do continente Europeu.
  • Realização do 2° Seminário de Poços de Caldas, em parceria com a OAB, Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), reunindo especialistas em biodiversidade e educação ambiental.
  • Audiência Pública sobre as atividades de pesquisa da Fundação, promovendo maior transparência e diálogo com a comunidade local.

Pesquisa e Conservação:

  • Publicação do volume 10 da revista científica Regnellea Scientia, com 10 artigos, sendo quatro de colaboradores da FJBPC: Ocorrência da família orchidaceae em Campos de Altitude; Resgate da Cultura Caipira; Estudo laboratorial da espécie Solanum Lycocarpum; e Ocorrência de espécies de Cyrtopodium sp. em Poços de Caldas;
  • Produção de 20.000 mudas nativas e medicinais, além da ampliação do viveiro com uma nova estufa em parceria com a empresa Curimbaba.
  • Reformas estruturais importantes, como o novo calçamento da Área I e a implantação de corrimões, visando melhorar a acessibilidade e a experiência dos visitantes;
  • Reestruturação do Orquidário e construção de um pergolado coberto para local de alimentação e descanso;
  • Ampliação da Casa de Cultura Caipira, com a construção de um novo cômodo, representando um quarto;
  • Criação de uma horta comunitária em formato de mandala, utilizada como ferramenta de educação ambiental;
  • Ampliação da coleção de plantas do herbário, totalizando 7.446 exsicatas, todas de acesso online através da plataforma JABOT/AFR.

Publicações e participações em congressos:

  • Publicação de cinco livros autorais, ampliando a produção científica e cultural da instituição;
  • Participação no Congresso Nacional de Meio Ambiente (CNMA) com dois trabalhos apresentados: um sobre a produção de espécies ameaçadas em laboratório e outro sobre educação ambiental e os Campos de Altitude;
  • Participação no Congresso Nacional dos Herbários do Brasil, realizado em Recife, com destaque para o avanço da digitalização do herbário e o recebimento de dois novos armários para exsicatas doados pelo INCT.

Parcerias e Expansão:

  • Associação à Aliança Brasileira de Jardins Botânicos e ao Botanic Gardens Conservation International (BGCI), fortalecendo a atuação global da Fundação;
  • Lançamento do novo site da FJBPC, em parceria com o setor de comunicação da prefeitura;
  • Conclusão de reformas estruturais que incluem a troca de pedras britas por bloquetes nas estufas, facilitando o acesso de visitantes, especialmente pessoas com mobilidade reduzida, além da finalização do galpão de apoio e sala dos viveiristas, que está em fase de acabamento.

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas expressa sua profunda gratidão a todos os parceiros, apoiadores, voluntários e visitantes que tornaram 2024 um ano tão significativo. Nosso trabalho de conservação da biodiversidade, educação ambiental e pesquisa científica só é possível graças ao apoio e à confiança de instituições públicas, empresas privadas, organizações não governamentais e membros da comunidade que compartilham nossa visão.

Agradecemos especialmente aos parceiros institucionais, como a Prefeitura de Poços de Caldas, a Aliança Brasileira de Jardins Botânicos, o Botanic Gardens Conservation International (BGCI), e às empresas que contribuíram com recursos e infraestrutura, como a CITUR e Mineração Curimbaba. Reconhecemos também a dedicação dos pesquisadores, educadores e profissionais que colaboraram conosco em publicações, eventos e projetos ao longo do ano, especialmente as universidades parceiras - UNIFAL, UEMG, PUC, UNIFEOB e IF-Poços de Caldas.

A FJBPC segue com a missão de ser referência em conservação e educação ambiental, contribuindo para a preservação das riquezas naturais e culturais do Brasil. Que 2025 traga novas conquistas e reafirme nosso compromisso com o planeta!


Horário de Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 15h00.

Horário de visitação

De terça a sexta-feira, das 09h00 às 14h30.

Endereço

R. Paulo de Oliveira, n° 320, Parque Veu das Noivas, Poços de Caldas - MG