Digitalização do Herbário AFR: ampliando o acesso à flora do Planalto de Poços de Caldas
Categoria: Geral

Com mais de 7.700 registros online, o Herbário AFR avança na digitalização de suas exsicatas, ampliando o acesso e fomentando pesquisas botânicas.
O Herbário Anders Fredrik Regnell (AFR), pertencente a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, documenta por meio de exsicatas e spirit (meio líquido), a diversidade de plantas (vasculares e avasculares) e fungos com ênfase na flora do Planalto de Poços de Caldas e região. A maior parte do seu acervo é composto por exemplares das fitofisionomias da Mata Atlântica, sendo essas Campo de Altitude, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Mista, servindo de base para diversas pesquisas ligadas a esses ecossistemas.
Um herbário é uma coleção de plantas secas organizadas de maneira sistemática a partir de técnicas específicas de conservação, um herbário virtual corresponde aos dados do acervo físico disponibilizados na internet através de fotografias e software para a incorporação dos mesmos. A informatização de acervos botânicos possibilita a visibilidade das coleções e troca dinâmica de informações entre herbários, além disso, esse processo permite a realização de pesquisas e fomentar políticas públicas ligadas à conservação da flora.
Em 2021 todos as informações da coleção de exsicatas do Herbário AFR foram aderidas ao Sistema Jabot, sendo este um sistema on-line de gerenciamento de coleções científicas depositadas em herbários, redes laboratoriais de instituições de pesquisas botânicas e coleções vivas de jardins botânicos. No final de 2024 o Herbário AFR começa o processo de fotografar suas exsicatas, utilizando as ferramentas Jabot Image e o Jabot Transfer, neles é possível formatar as imagens, seguindo o padrão exigido pela Flora e Funga do Brasil (Reflora) para a publicação, assim como gerenciá-las e acompanhar seu envio e processamento até que sejam exibidas online, onde as imagens registradas até o momento já tem acesso livre virtualmente no Jabot e no Reflora.
Atualmente o Herbário AFR consta com mais de 7700 registros disponibilizados de forma virtual, onde mais de 800 espécimes já possuem imagens aderidas às suas informações. Sendo o principal acervo botânico do Planalto de Poços de Caldos e região, tem grande importância em evidenciar a flora local.
Fotos: Jerônimo Schultz da Silva
Referências:
- MAIA, Leonor Costa et al. Construindo redes para promover o conhecimento da biodiversidade brasileira: a experiência do INCT-Herbário Virtual. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/73122/2/CONSTRUINDO%20REDES.pdfA.pdf Acesso: 7 mar 2025.
OLIVEIRA, S.M.F. & SIQUEIRA, L.L. Disponibilização do acervo do herbário do Museu Botânico de Curitiba na internet. Revista Gestão Pública em Curitiba. 1(1):11-12, 2010.
SILVA, L. A. E. et al. Jabot – Sistema de Gerenciamento de Coleções Botânicas: a experiência de uma década de desenvolvimento e avanços. Rodriguésia, v. 68, n. 2, p. 391-410, 2017. Disponível em: https://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni/pdfs/jabot Acesso: 7 Mar 2025.
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 15h00.
Horário de visitação
De terça a sexta-feira, das 09h00 às 14h30.
Endereço
R. Paulo de Oliveira, n° 320, Parque Veu das Noivas, Poços de Caldas - MG