Porque mudas nativas têm valor?

Categoria: Plantas

Publicação:
Última modificação: 15/07/2025 14:04
Compartilhe:
Porque mudas nativas têm valor?
Entenda a importância da produção de espécies nativas e os critérios para a sua liberação pela FJBPC

A produção de mudas nativas no Brasil é uma atividade essencial para a restauração ecológica, conservação da biodiversidade e promoção do conhecimento sobre a flora local. Apesar disso, ainda são poucos os viveiros especializados na produção de espécies florestais nativas, e menos ainda os que atuam com o rigor técnico adotado por instituições como a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC).

Segundo estudo da Embrapa Agrobiologia, o país enfrenta atualmente uma retração na produção de mudas nativas — resultado da baixa demanda pública e da falta de políticas contínuas de restauração. Isso torna o trabalho dos viveiros dedicados ainda mais necessário e estratégico.

Mas, afinal, qual é o custo médio para produzir uma muda nativa?

Levantamentos da Embrapa e de outros centros de pesquisa indicam que o custo médio de produção de uma muda nativa em viveiros especializados pode variar entre R$ 3,50 a R$ 12,00 por unidade, dependendo da espécie, tempo de produção, insumos, estrutura do viveiro e cuidados necessários com a coleta de sementes, substratos, irrigação e aclimatação da planta. Espécies raras ou ameaçadas, com baixo número de matrizes disponíveis para coleta, podem ter custos ainda mais elevados.

Na FJBPC, a produção de mudas é feita de forma totalmente integrada ao nosso trabalho de conservação: nós mesmos mapeamos e monitoramos as árvores matrizes, coletamos sementes em campo, realizamos a semeadura e o manejo completo das mudas em nosso viveiro. Essa prática garante que as espécies ofertadas sejam de origem conhecida, ecologicamente seguras e adaptadas às condições da região do Planalto de Poços de Caldas.

Por isso, a FJBPC adota regras claras e transparentes para a liberação de mudas à população:

Permuta: As mudas são liberadas preferencialmente por meio de permuta, ou seja, troca por insumos, ferramentas ou materiais úteis à fundação.

O valor das mudas varia conforme:

  • Espécie e categoria de ameaça;
  • Dificuldade de produção ;
  • Tempo de cultivo;
  • Disponibilidade de sementes.

A lista de espécies disponíveis e os critérios de permuta são atualizados anualmente pelo Departamento Técnico-Científico.

Doações: são feitas excepcionalmente a projetos sociais, escolas, instituições públicas e organizações do terceiro setor sem recursos financeiros disponíveis. Para isso, é necessário enviar ofício e um breve projeto justificando o uso das mudas.

Como solicitar: Toda solicitação deve ser feita por e-mail (mudas.jbpocos@gmail.com), respeitando o número limite de mudas e prazos para resposta e retirada. A retirada deve ser feita pessoalmente, em data agendada com a equipe técnica.

Ao valorizar uma muda nativa, estamos reconhecendo todo o processo técnico, científico e ecológico por trás de sua produção — e incentivando práticas sustentáveis e responsáveis com o uso da flora brasileira.

Quer saber mais ou fazer sua solicitação? Acesse nosso Protocolo de Aquisição de Mudas – 2025 ou entre em contato conosco!

Referências:

Embrapa. Estudo aponta retração na produção de mudas de espécies florestais no RJ. Disponível em: www.embrapa.br/agencia-de-noticias

Embrapa. Custos de produção de mudas em viveiros florestais. Disponível em: www.alice.cnptia.embrapa.br

Atlas Florestal. Viveiro de mudas: o que é e qual sua importância? Disponível em: www.atlasflorestal.com.br

Viveiro Ambiental. No Dia da Árvore, valorize a importância de plantas nativas. Disponível em: www.viveiroambiental.com.br

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 15h00.

Horário de visitação

De terça a sexta-feira, das 09h00 às 14h30.

Endereço

R. Paulo de Oliveira, n° 320, Parque Veu das Noivas, Poços de Caldas - MG